A fabricação do plástico emite muitos gases nocivos, incluindo os de efeito estufa. Diminuir o uso e promover a reciclagem são medidas essenciais. Dê preferência a produtos reciclados, use ecobags para evitar sacolas plásticas e pratique a coleta seletiva
Para os automóveis a diesel, o biodiesel é uma ótima alternativa. Nas casas, a energia solar pode substituir a elétrica por meio da instalação de um sistema simples. De quebra, esse modelo diminuirá o preço das contas da residência.
Reduzir o uso do carro
Fugir do uso de carros e motos apresenta grandes resultados no combate as mudanças climáticas, já que a maioria dos veículos não são abastecidos com combustíveis renováveis. Para quem não tem oportunidade de morar perto do trabalho, apostar na bicicleta para se deslocar ou utilizar transportes públicos, pelo menos aos fins de semana, já faz a diferença.
Produtos sustentáveis
Ao comprar cosméticos, alimentos, produtos de higiene e outros itens, procure o histórico das empresas e opte por aquelas que assumem compromisso com o meio ambiente e fazem o uso sustentável dos recursos naturais. Valorizar o consumo de produtos florestais desenvolvidos por comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas também ajuda.
A pecuária é responsável por boa parte das emissões de gases de efeito estufa, devido ao metano produzido pelo gado na digestão. Substituir a proteína da carne e do leite ajuda a reduzir o consumo desses produtos e a necessidade de criação de gados em excesso.