Produtores investem na criação de abelhas-sem-ferrão no Pará

- Publicidade -

A criação das abelhas-sem-ferrão (meliponicultura) foi inserida na rotina de produção da família de Carmelia Pinon há cerca de dois anos no município de Breu Branco, sudeste paraense. A prática sustentável é uma fonte de renda alternativa para os produtores rurais, que podem integrá-la aos plantios florestais.

Conteúdos relacionados:

A “meliponicultura” é a atividade de criar abelhas-sem-ferrão

Carmelia conta que a família trabalhava com o gado de leite quando percebeu que algumas áreas da propriedade precisavam ser reflorestadas. O primeiro contato com a criação de abelhas surgiu nesse momento, quando decidiram plantar açaí.

“Com ele [o plantio do açaí], surgiram as abelhas para aumentar a produção do fruto. A gente começou [a criação] com as abelhas-com-ferrão e agora nós vendemos o mel tanto da flor do açaí, quanto da florada silvestre”, explica.

A produção familiar avançou, atraindo a atenção da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que ofereceu uma proposta para investir na criação das abelhas-sem-ferrão, a “meliponicultura”, possibilitando que a família de Carmelia produzisse cosméticos naturais (sabonetes, pomadas, cremes hidratantes) a partir da extração do mel (assista ao vídeo abaixo).

Consciência ambiental

A família de Carmelia tem se dedicado também ao trabalho de conscientização ambiental na comunidade. Entusiasmados com o assunto, o filho de 14 anos, e o marido da produtora rural levam o tema para dentro das escolas na região.

“O pessoal começou a perceber, notou a diferença na nossa propriedade e quis saber mais. Meu marido e meu filho acham muito importante passar esse conhecimento. Hoje eles trabalham com um grupo de 20 pessoas que está aumentando. Meu filho dá palestras nas escolas para conscientizar os jovens sobre a importância das abelhas”, enfatiza.

Benefícios da meliponicultura para o produtor rural:

  • Conscientização ambiental
  • Contribui para a polinização das espécies
  • A polinização aumenta a produção agrícola e a regeneração da vegetação natural
  • O mel produzido pelas abelhas-sem-ferrão pode ser usado como fonte de renda alternativa pelo produtor

Texto: Fernanda Palheta

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteúdo Relacionado

O que é microexplosão, fenômeno que está derrubando árvores na Amazônia

Ecoa UOL - Mudanças climáticas vêm intensificando os microbursts,...

COP29 fecha acordo climático e resultado é criticado

Os participantes da 29ª Conferência das Nações Unidas sobre...

Pará recebe investimento em saneamento para a COP 30

Diário do Pará - Complexo turístico e comercial...
DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.