O presidente Lula já iniciou a série de reuniões e encontros que realizará antes do início da COP 28, maior evento climático do mundo, que será realizado em Dubai a partir do dia 30. Antes de participar do evento, presidente cumpre agenda na região para tratar de negócios, investimentos e o resgate de brasileiros na Faixa de Gaza.
Na primeira parada, a Arábia Saudita, Lula se encontrou com Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, além de e empresários brasileiros e sauditas para apresentar projetos de investimento no Brasil e aumentar as relações comerciais e de parceria entre os países nos setores de energia, agricultura e também na indústria. O brasileiro também apresentou os projetos do Novo PAC para investimentos em infraestrutura.
Me reuni com Mohammed bin Salman, príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita. Conversamos sobre investimentos sauditas no Brasil em diversos setores, e sobre o potencial de exportações brasileiras. 🇧🇷🇸🇦
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/J7GtRgjXeq
— Lula (@LulaOficial) November 28, 2023
Depois de passar pela Arábia Saudita, o presidente Lula embarca nesta quarta-feira para o Catar.
A visita ao segundo país dessa primeira viagem internacional, após a cirurgia no quadril, é considerada importante, na avaliação do pesquisador de Política Externa da Universidade Federal do ABC, Bruno da Silva.
Para ele, trata-se de uma visita estratégica para negociar o resgate de mais brasileiros e familiares da Faixa de Gaza, que querem sair da região do conflito entre Israel e o Hamas.
De acordo com o Itamaraty, 86 brasileiros e familiares que moram na Faixa de Gaza estão interessados em ser resgatados ao Brasil. Mais isso depende de muita negociação com as autoridades internacionais, sobretudo Israel e Egito.
Do Catar, o presidente Lula segue para os Emirados Árabes, na quinta-feira, onde participa da COP 28, a Conferência do Clima, que trata em grande escala das questões da mudança climática e de meio ambiente.
No dia 3 de dezembro, Lula embarca para a Alemanha, onde se encontra com agentes de governo e empresários. Da Alemanha, o presidente retorna para o Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. É lá que o presidente vai receber os demais presidentes da cúpula do Mercosul, o bloco composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Com informações da Agência Brasil