Curso de formação prepara lideranças comunitárias para a COP-30 em Belém

- Publicidade -

Em 2025 a capital paraense vai ser sede do maior evento climático do planeta, a COP-30. A Prefeitura de Belém e o Fórum Municipal de Mudanças Climáticas estão juntos para construir com a população nos vários territórios urbanos e ilhas, as atividades de engajamento nesse processo histórico, que vai conferir à COP da Amazônia, em Belém, o diferencial da Conferência do Clima com efetiva participação social.

A “Formação de Multiplicadores sobre Mudanças Climáticas: Causas e Efeitos Socioambientais no tecido social de Belém”, a ser realizado no período de 25 a 27 de janeiro será a primeira atividade sobre o tema. O curso visa mobilizar a participação popular na construção do Plano Municipal de Enfrentamento às Mudanças Climáticas da cidade de Belém, que promete ser uma ação pioneira construída com a sociedade para garantir políticas públicas concretas (programas sociais, de infraestrutura, etc.) sobre a realidade socioambiental e os impactos do avanço das mudanças climáticas na vida da população.

A Universidade Livre da Amazônia (Ulam), como instância de formação para servidores e comunidade, está à frente da promoção dessa primeira atividade. “Nosso papel como governo é também refletir sobre sociedade, sobre justiça climática, sobre questões sociais, sobre o lugar político que ocupamos no mundo como gestão e como cidadãos e cidadãs nesse contexto urbano de Amazônia urbana. E essa ação do Fórum Municipal e Prefeitura, sobre mudanças climáticas, é realizada com objetivo de priorizar um debate sobre a COP e principalmente sobre o futuro da cidade, nosso plano de intervenção sobre essa pauta. Essa é a nossa maior contribuição como técnicos, como educadores e como governo, pensar políticas de formação e engajamento da população”, afirma a secretária municipal de Administração e coordenadora da Ulam, Jurandir Novaes.

Metodologia

A formação será realizada em três dias com mesas temáticas e grupos de trabalho, com a cooperação de várias organizações sociais , sociedade civil e instituições de pesquisa parceiras, como as universidades públicas e faculdades privadas, além de grupos formados por conselheiros da cidade, do Tá selado, e membros do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas.

A expectativa é reunir grupos de diversidade de atuação na cidade, a fim de que se tornem multiplicadores das temáticas e ações do Fórum num processo de construção da COP-30. “Temos acumulado materiais de estudo, diagnósticos técnicos apresentados pela prefeitura e parceiros públicos e privados, e agora chegamos numa etapa crucial de ações de mobilização social na cidade e, na etapa seguinte, nos territórios. E esse curso inicial visa reunir lideranças e construir um plano municipal que seja resultado de ampla participação social e diálogos entre governo, instituições de pesquisa e população em geral rumo a uma plataforma política, que enfrente com seriedade, ideias criativas e viáveis, as mudanças climáticas em Belém”, explica Marinor Brito, da Secretaria Executiva do Fórum.

Parcerias

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia -IPFA, campus Belém, compõe o Fórum de Mudanças Climáticas como instituição colaboradora no grupo de formação e sistematização. E no curso inicial de formação, a instituição participa diretamente na organização e cooperação para instalação de estrutura física e de conteúdos.

O professor Daniel Palheta manifestou satisfação quanto a essa parceria.” Temos a satisfação em sermos parceiros da prefeitura em várias ações de formação, sobretudo de extensão, pois o IFPA tem elevado interesse em compor essas atividades de preparação para a COP em nossa cidade. Nós, como instituição de ensino, pesquisa e extensão vimos isso como uma oportunidade para expandir o debate sobre a cidade em suas várias interfaces urbanas, sociais e de infraestrutura, e dentro da nossa expertise ofertar cursos que tenham bom aproveitamento para servidores municipais e organizações sociais parcerias da prefeitura nesse contexto”.

O diretor do campus Belém do IFPA, professor Hélio Almeida, informou que até o mês de março a instituição, em cooperação com a Prefeitura, vai lançar a plataforma de cursos de formação e compor turmas de capacitação para feirantes e permissionários do Ver-o-Peso, prioritariamente, com possibilidade de extensão para outras organizações sociais. Os cursos serão ofertados e divulgados em breve nos canais oficiais da Prefeitura e do IFPA, e todas as ofertas serão com carga horária para o ano de 2024 e com certificação de atividade de extensão do instituto federal.

Aula inaugural

A aula de abertura do curso de formação será no dia 25, próxima quinta-feira, às 18h, na quadra esportiva do IFPA. Com o tema “Mudanças Climáticas e o futuro das Cidades na América Latina e Caribe”, o evento terá a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e do representante da ONU Habitat América Latina e Caribe, Elkin Velasquez. A realização é da Prefeitura de Belém por meio da Coordenadoria de Relações Internacionais (Corint), em parceria com a Universidade Livre da Amazônia e Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas.

Programação

25/01 Quinta-feira

  • 17h – Acolhimento e Credenciamento
  • 18h – Abertura com apresentação cultural
  • 18h30 – Mesa de saudação:
    • Dr. Edmilson Rodrigues (Arquiteto Urbanista e Prefeito Municipal de Belém);
    • Profa Marinor Brito (Educadora e Secretária Executiva do Fórum Municipal de Mudanças Climáticas);
    • Dra. Jurandir Novaes (Economista, Secretária Municipal de Administração e coordenadora da Universidade Livre da Amazônia – Ulam);
    • Prefeita adolescente, Gardelys Yakelin Torres Cooper e prefeito adolescente Denilson Alves Moura;
    • Representante da sociedade civil, membro do FMMC.
  • 19h -19h45 – Palestra “O Futuro das Cidades na América Latina e Caribe”.
    Palestrante: Elkin Velasquez (Diretor Geral da ONU Habitat);
    Mediação: Luiz Arnaldo ( Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Belém);
  • 19h45 -21h: Debate
  • 21h – Encerramento

26/01 Sexta-feira

  • 18h – Palestra “Inventário Efeito Estufa e Emissão de Gazes do município de Belém: enfrentando as Mudanças Climáticas”.
    Secretaria de Gestão e Planejamento (Segep), Sesan e Semob.
    Mediação: Sérgio Brasão (Coordenador do FMMC) e Representação da Sociedade Civil
  • 19h – Debate
  • 21h – Encerramento

27/01

  • 08h30 – 09h – Palestra “Desafios da Construção de um Novo Plano Diretor para Belém e o Direito à Cidade”.
    • Dra. Alice Rosas (Arquiteta Urbanista, técnica da Ulam e coordenadora da Comissão de Revisão do PDM/Segep)
    • Representante da UFPA
    • Mediação: Jurandir Novaes (Semad/Ulam/FMMC) e representante da sociedade civil;
  • 09h – Debate
  • 09h30 – Encerramento da mesa
  • 09h30 -12h – Atividades em Grupos Temáticos
  • 12h-13h30- Almoço
  • 13h:30 – Atividades em Grupos Temáticos:
    • Grupo 1 – O que são mudanças climáticas? O que é COP?
    • Grupo 2 – Saneamento e Saúde: enfrentando as mudanças climáticas em Belém (resíduos sólidos, água, doenças prevalentes de recursos hídricos etc.)
    • Grupo 3 – A mobilidade urbana e amplo acesso à cidade na floresta.
    • Grupo 4 – Turismo, cultura, economia solidária e sustentabilidade socioambiental em Belém.
    • Grupo 5 – Justiça ambiental e diversidade étnico-racial e de gênero: o que isso tem a ver com a mudança climática? (Indígenas, negros(as), comunidades tradicionais, mulheres e LGBTQUIPAN+)
    • Grupo 6- Agricultura urbana, periurbana e produção, promoção, fruição e circularidade das culturas alimentares no enfrentamento das mudanças climáticas em Belém.
    • Grupo 7 – Biodiversidade, bioeconomia e práticas tradicionais de comunidades desafiando as mudanças climáticas em Belém.
    • Grupo 8 – Rios urbanos, bacias e resistência popular em defesa dos territórios de Belém: A vida urbana em questão.
    • Grupo 9 – Mudanças climáticas, saúde mental e populações em situação de vulnerabilidade econômica e social em Belém.

Com informações da Agência Belém

- Publicidade -
spot_imgspot_img
DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.