No último dia 5 de fevereiro, a Prefeitura de Barcarena, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Tecnologia (Seicomtec), junto à Sala do Empreendedor e Incubadora Municipal de Startups, realizou o aguardado 2º Grand Prix de Inovação COP-30 e Resiliência. O evento, sediado no auditório da Universidade Estadual do Pará (UEPA) em Barcarena, reuniu oito equipes representando instituições de ensino médio e técnico do município, e contou com o apoio de parceiros como o Sebrae, Senai, Senac e Açaí Valley.
O Grand Prix COP-30 tem como objetivo principal estimular a inovação, o empreendedorismo e a criatividade entre os jovens, com foco na tecnologia, antecipando desafios que serão enfrentados na no evento que será realizado em 2025 na capital paraense. Entre outras atividades, as equipes apresentaram projetos voltados para soluções reais nas áreas de meio ambiente, turismo, mobilidade, hospitalidade e bioeconomia.
Um dos destaques do evento foi a Startup JJD Innovate, representada por Josué Souza, estudante do curso técnico do IEPAM, que conquistou o primeiro lugar com um projeto de parada de ônibus sustentável. “Nosso projeto de uma parada de ônibus sustentável reflete uma necessidade profunda em nossa comunidade, uma carência que estamos determinados a resolver”, afirmou Josué.
Vitor Alves, presidente da Açai Valley, ressaltou a iniciativa da prefeitura em apoiar o empreendedorismo e inovação, considerando-a pioneira e nacionalmente relevante. Ele destacou a importância de aproximar os gestores públicos das soluções propostas pelos empreendedores. “Às vezes você precisa falar diretamente com o gestor público, apresentando uma solução. Hoje foi possível apresentar propostase ter um acompanhamento dos especialistas”, disse Vitor.
Vale ressaltar que a próxima etapa do Grand Prix está marcada para o próximo mês de março, envolvendo equipes do ensino superior de Barcarena.
Confira os vencedores do 2º Grand Prix:
1º lugar: JJD Innovate do Grupo Educacional IEPAM
2º lugar: Agro Digital do Grupo Educacional IEPAM
3º lugar: Projeto 7 Barcarena da Escola Dom ngelo Frozi.