m viagem à cidade do Cairo, no Egito, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, assinou nesta quinta-feira (15) com o Ministério da Educação Superior e Pesquisa Científica da República Árabe do Egito memorando de entendimento que amplia e fortalece a cooperação bilateral. Segundo a ministra, o objetivo é incentivar parcerias e redes temáticas de pesquisa em temas como transição energética, clima e meio ambiente. Ao lado do presidente Lula, presidente e do Egito Abdel Fattah Khalil Al-Sisi, a ministra Luciana Santos e o ministro da Educação Superior e Pesquisa Científica, Dr. Mohamed Ayman Ashour, participaram da cerimônia de assinatura de atos, no Palácio Presidencial de Heliópolis.
“Como nações em desenvolvimento, é fundamental reafirmarmos o papel crítico da pesquisa e inovação como um habilitador para o desenvolvimento inclusivo e sustentável; com diversidade; integridade e proteção ambiental; paz, prosperidade e bem-estar. Para isso, devemos trabalhar e apoiar esforços conjuntos para transformar nossos sistemas de pesquisa e inovação, a fim de responder de forma responsável e eficaz aos desafios econômicos, sociais e ambientais”, afirmou a ministra.
Ela também se reuniu com a presidente da Academia de Pesquisa Científica e Tecnológica do Egito, Prof. Gina El-Feky, e ressaltou que o MCTI pretende relançar o programa Pró-África, de mobilidade de cientistas e pesquisadores para projetos específicos. “O programa é operado pelo CNPq e pode ser mais um meio de estreitar o relacionamento bilateral em pesquisa, desenvolvimento e inovação entre Brasil e Egito”, disse.
Com informações do MCTI