Jovem ativista paraense representa a região na COP29 e busca apoio para amplificar vozes locais

- Publicidade -

Baku, capital do Azerbaijão, foi a cidade escolhida para sediar a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP29. Neste ano, o evento acontecerá entre os dias 11 e 22 de novembro.

A COP29 tem como objetivo geral debater as mudanças climáticas, encontrar soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos.

A jovem paraense Pollyana Bernardes, de 22 anos, foi a única mulher amazônida selecionada para estar na COP29, através do programa Embaixadores pelo Clima da The Climate Reality Project Brasil. O programa visa capacitar jovens líderes em negociações internacionais e ciência climática, promovendo um diálogo com a sociedade civil sobre questões climáticas, especialmente em vista da COP 30, que será realizada em 2025, na cidade de Belém, no Brasil.

O objetivo final da experiência é que cada jovem selecionado pelo programa redija um projeto individual com relação a sua experiência adquirida durante a COP29.

“No meu caso, pretendo propor uma capacitação acessível sobre as COPs, para que as pessoas da região de Belém consigam de fato estar inseridas na COP30 e como podemos fazer este evento ser sobre nós”, disse Pollyana.

Concretizar o sonho de participar de uma conferência internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) está mais perto de se tornar realidade para a jovem paraense. Mas para chegar ao Azerbaijão, Pollyana precisa de financiamento.

“Esse financiamento pode ser de empresas, organizações ou pessoas físicas, que acreditem no potencial do protagonismo amazônida para falar sobre nós, com pessoas do nosso território” afirmou.

TRAJETÓRIA

Pollyana Bernardes é internacionalista e tem trabalhado desde 2019 em temas como direitos humanos, justiça climática e ativismo ambiental na região de Belém, no Pará.

Parte de uma família de batedores de açaí, em 2023 ela fez intercâmbio pela instituição franco-brasileira Pour Le Brésil, onde fez conexões importantes enquanto parte da juventude amazônica. Realizou palestras sobre a Amazônia Urbana e seus desafios, na embaixada brasileira em Paris, que contou com a presença do embaixador Ricardo Tavares, diplomatas e empresários, tanto brasileiros quanto estrangeiros. Durante esse período, Pollyana também se formou no curso de Desenvolvimento Sustentável e ações climáticas na Science Po Paris Summer School, uma das universidades mais importantes do mundo.

Atualmente, a jovem faz parte do Greenpeace Belém, da Rede Amazônidas pelo Clima (REC), da Comissão de Relações Internacionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e tem se especializado em temas como bioeconomia, justiça climática e amazônia urbana.

Em 2024, ela foi selecionada pra o programa Embaixadores pelo Clima da The Climate Reality Project Brasil. O processo consistiu em um treinamento de três meses com outros 60 jovens, dentre 300 participantes. Pollyana e mais 11 jovens foram selecionados.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteúdo Relacionado

DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.