Pedro Valdez/ Diário do Pará – Começou neste final de semana, na Escadinha do Cais do Porto, em Belém, o projeto Bienal das Amazônias Sobre as Águas. A iniciativa traz uma programação gratuita a bordo de um ferryboat cargueiro adaptado para receber o evento. A embarcação foi transformada em uma obra de arte, com cenários que remetem a paisagens da Amazônia e traços da cultura andina, projetados pelo artista boliviano Freddy Mamani.
“O barco é uma obra de arte arquitetônica. Ele está aberto à visitação para que as pessoas possam vivenciar essa experiência imersiva. Cada andar tem cores predominantes, que fazem parte do conceito do artista. Então, além da experiência artística, há também a vivência do barco como embarcação”, explica a produtora cultural Jéssica Castro.
A idealização do projeto é do Instituto Bienal das Amazônias, liderado por Lívia Condurú, com curadoria artística de Keyna Eleison, diretora de Conteúdo e Pesquisa da entidade. “O projeto surgiu como uma nova proposta para dar mais dinamismo e levar a Bienal a outros lugares da Amazônia. Nosso discurso é sempre muito plural, pois entendemos não como uma única Amazônia, mas sim como diferentes Amazônias, já que a região abrange vários países e estados”, completa Castro.
Além da experiência a bordo do barco, diversas oficinas serão oferecidas ao longo do período de exposições. “Teremos oficinas de arte-educação até o dia 28 de fevereiro. Nossos mediadores e arte-educadores promoverão atividades como contação de histórias e oficinas lúdicas e pedagógicas de desenho, voltadas principalmente para crianças”, informa Júlia Freitas, produtora técnica do evento.
O professor de música Marcos Mendonça, 29 anos, aproveitou o fim de tarde para conhecer o espaço ao lado da amiga Naiany. “Fiquei sabendo pelas postagens no Instagram. Na verdade, ela compartilhou comigo quando soube da Bienal. Achei interessante o conceito do barco, com os animais na lateral e a ideia dos tetos. É algo inovador e bem peculiar”, avalia Mendonça.
A Bienal das Amazônias Sobre as Águas fica em Belém até o dia 28 de fevereiro, com visitação aberta e eventos especiais de quinta a domingo, sempre de forma gratuita. A programação completa está disponível no Instagram @bienalsobreasaguas e no site bienalamazonias.org.br.