Diário do Pará – A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, vistoriou, nesta terça-feira (11), as obras de dois viadutos que estão em construção pelo Governo do Estado para melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém. O primeiro local visitado pela equipe de Hana foi no cruzamento das avenidas Mário Covas e Independência, onde os trabalhos entraram para a 2ª etapa – que consiste na edificação das rampas do viaduto.
Na sequência, a vice-governadora acompanhou o avanço das obras de construção do viaduto na avenida Mário Covas com a avenida Três Corações, onde os trabalhos já estão com 60% de conclusão.
Ao todo o Estado investiu na construção de seis viadutos para garantir a fluidez do trânsito de veículos e cargas em Belém, Ananindeua e Marituba. Duas destas estruturas já foram entregues. A primeira na rodovia BR-316 com a Avenida Ananin, em Ananindeua, e a segunda na BR-316 com a Alça Viária, em Marituba.
“O maior programa de investimentos que o Estado do Pará já teve, com obras que vão ajudar na mobilidade, no ir e vir, na melhoria do trânsito, na fluidez para que as pessoas passem mais tempo com a sua família e menos tempo no trânsito”, afirmou a vice-governadora Hana, durante sua visita às obras.
A comitiva foi acompanhada pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Siveira. “Já entregamos os viadutos da Ananin com a BR-316, da Alça Viária com a BR-316 e agora estamos em andamento com as obras dos viadutos da avenida Três Corações com a Mário Covas, avenida Independência com a Mário Covas, João Paulo II com a Doutor Freitas e Independência com a BR-316. Mais mobilidade no ir e vir, melhorando a qualidade de vida da população da Região Metropolitana de Belém”, ressaltou.
INDEPENDÊNCIA
O projeto avança com 40% das obras físicas concluídas e nesta nova fase foi necessária a alteração no trânsito de veículos, com desvios por rotas alternativas. As mudanças podem durar até 90 dias e são necessárias para que o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) possa realizar as atividades em segurança, garantindo a integridade dos trabalhadores, pedestres, ciclistas e condutores de veículo.
TRÊS CORAÇÕES
A estrutura deve ser entregue ainda no primeiro semestre deste ano. O viaduto tem 350 metros de comprimento e 7 metros de largura, possibilitando aos condutores que estiverem na Avenida Três Corações acessar o elevado em direção à Rodovia BR-316, reduzindo, portanto, o congestionamento na entrada e saída do conjunto Cidade Nova. As rampas do viaduto foram construídas e nos dias 30 e 31 de janeiro, foram realizados os testes de pesagem nas estacas da estrutura.
BR-316
O projeto do viaduto inclui uma estrutura de 740 metros de extensão, 14 de largura e 5,50 metros de altura, que permitirá aos motoristas que transitam pela avenida Independência acessem diretamente a BR-316, no sentido saída da capital, sem necessidade de retorno. Da mesma forma, condutores vindos do sentido Belém terão acesso direto à avenida Independência pelo elevado. A construção promete qualificar a mobilidade urbana na Região Metropolitana de Belém, integrando-se ao sistema do BRT Metropolitano e reduzindo os gargalos de tráfego na região.
Avanços de obras provocam mudanças no trânsito
O trânsito na Avenida Mário Covas com a Avenida Independência, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), foi alterado no início da manhã desta terça-feira (11) para o avanço das obras de construção do viaduto.
As mudanças, que devem prosseguir por até 90 dias, são necessárias para que o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) possa erguer as rampas do viaduto em segurança, garantindo a integridade tanto dos trabalhadores da obra quanto de pedestres, ciclistas e condutores de veículos. No local são utilizadas máquinas pesadas.
Motoristas que estiverem na Avenida Independência, sentido Ananindeua, não poderão mais dobrar à direita na Mário Covas, podendo acessar a Estrada do Benjamin antes da Mário Covas ou a Avenida Hélio Gueiros, após as obras, para acessar a Mário Covas. Quem seguir pela Mário Covas pode entrar na Rua dos Comerciários ou na Avenida Hélio Gueiros, antes do trecho em obras, para acessar a Avenida Independência.
TAMANDARÉ
A obra da Nova Tamandaré também avança com novas frentes de serviço a partir de 7h desta quarta-feira (12), e são necessárias mudanças no trânsito. Para garantir a segurança dos trabalhadores, pedestres, ciclistas e motoristas haverá interdição total da marginal esquerda da Avenida Tamandaré, nos seguintes trechos: Entre Rua Ângelo Custódio e Avenida 16 de Novembro; Entre as travessas São Pedro e Padre Eutíquio.
Os trechos ficarão interditados até às 17h do próximo dia 20 (quinta-feira). Nesse período, a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) orienta o acesso por rotas alternativas.
Com 54% das obras executadas, a urbanização e sustentabilidade da Nova Tamandaré, no Bairro da Cidade Velha, está com frentes de trabalho em sete quadras ao longo do canal, mobilizando quase 350 trabalhadores. Os serviços estão na fase de construção das estruturas das passarelas.