Fachin destaca desafios da Amazônia na abertura da Conferência da ONU

- Publicidade -

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin esteve nesta segunda-feira (07), em Belém para participar da Conferência de Alto Nível da ONU sobre segurança humana e justiça climática.

Na ocasião, o ministro abordou relevantes temas que englobam a Amazônia e destacou os desafios da criminalidade na Amazônia, aprofundando seu discurso no conceito da macrocriminalidade.

Fachin enfatizou as dinâmicas que envolvem o bioma amazônico, entre as quais econômicas, sociais e políticas. Em seu discurso, o ministro disse que o impacto que esse fenômeno causa na sociedade, culmina com a exclusão social e devasta a proteção ambiental e o crescimento econômico.

Segundo um estudo da ONU, CDE, o Banco Mundial, essa macrocriminalidade agrava as criminalidades sociais, que atingem principalmente as populações em vulnerabilidade.

Na questão ambiental, Fachin enfatizou a exploração ilegal de recursos naturais, entre eles, o desmatamento e o tráfico de animais. “Prejudica a biodiversidade, e enfraquece a fiscalização favorecendo a impunidade, especialmente quando há concluiu entre agentes públicos e privados” afirmou.

O ministro terminou a fala destacando aspectos da macrocriminalidade e ressaltou a importância do pensamento coletivo, que é fundamental no combate a luta contra essa problemática na Amazônia. Ele reafirmou o discurso e disse que é preciso que a sociedade se comprometa e ressaltou que a falta de ações efetivas no combate a esse tipo de crime, representa uma grave ameaça a segurança pública e ao futuro da sutentabilidade amazônica e mundial.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteúdo Relacionado

DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.