A Conferência do Clima a ser sediada na capital paraense traz o olhar de diversas autoridades nacionais e internacionais. Nesta segunda-feira (21), a Folha de São Paulo destacou o posicionamento da prefeita de Paris, Anne Hidalgo em relação à COP 30.
A gestora denominou o evento de “cúpula da esperança”, após dez anos do Acordo de Paris. “Belém será um grande momento internacional para o clima”, disse à Folha Hidalgo, que já ocupava o cargo na época do Acordo de Paris.
“Confio na capacidade do presidente Lula e das autoridades brasileiras, que podem dar um novo impulso ao trabalho que foi feito em Paris e nas diversas COPs [conferências climáticas da ONU]”, acrescentou a prefeita.
Segundo a prefeita, os objetivos estabelecidos em 2015 estão longe de ser cumpridos, o que para ela aumenta ainda mais a importância do evento na região amazônica.
Anne Hidalgo destacou ainda que embora o problema das mudanças climáticas exija soluções globais, os prefeitos do mundo inteiro podem fazer mudanças em âmbito local.