Hotel será instalado no Aeroporto de Belém com foco na COP 30

- Publicidade -

A concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA) firmou contrato para a implantação do Hotel Amazon Hub, no entorno do Aeroporto Internacional de Belém. O projeto prevê 148 acomodações em uma área de 5.500 m² e será executado em três etapas, com investimento estimado em R$ 41 milhões.

A primeira fase, com previsão de conclusão antes da COP 30, inclui 74 unidades habitacionais com 144 leitos, voltadas ao atendimento de visitantes do evento. O prédio que receberá a estrutura, localizado próximo ao terminal de passageiros, será reformado para uso hoteleiro. O espaço contará com áreas para reuniões, sistema de autoatendimento, máquinas de venda automática, lavanderia e estacionamento.

A segunda etapa, com entrega até o final de 2026, prevê a construção de um centro de eventos com capacidade para até 300 pessoas. Já a terceira fase, programada até 2027, prevê a construção de quatro novos pavimentos, ampliando a capacidade total do hotel.

Segundo a NOA, o objetivo é integrar o equipamento ao plano de transformação do entorno do aeroporto em um polo de serviços e negócios. A empresa responsável pela construção é a Premium G&S.

O projeto hoteleiro faz parte de um plano mais amplo de reestruturação da área aeroportuária. Além da instalação do hotel, a NOA está realizando intervenções no Terminal de Passageiros, com investimento de R$ 450 milhões. As obras, iniciadas no segundo semestre de 2024, fazem parte da Fase 1-B do contrato de concessão.

A área de embarque será expandida de 1.593 m² para 4.303 m². Dois novos mezaninos serão incluídos no saguão principal, ampliando o primeiro pavimento para 3.380 m². A estrutura contará com nova praça de alimentação e sistemas elétrico, de climatização e iluminação modernizados, com fornecimento por fontes renováveis.

Na pista, serão criadas novas posições para aeronaves com a construção de um pátio adicional. Também está prevista a implantação de PAPI (Precision Approach Path Indicator) nas cabeceiras 20 e 24, além da modernização do ALS (Approach Light Systems) na cabeceira 06. Outras ações incluem restauração de taxiways, pista de pouso e decolagem, revitalização da sinalização horizontal e automação do balizamento noturno.

De acordo com a administração da NOA, os investimentos visam preparar o aeroporto para a demanda gerada pela COP 30 e ampliar a capacidade operacional da unidade no longo prazo.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteúdo Relacionado

DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.