Presidente da COP 30 propõe repensar modelo das conferências climáticas

- Publicidade -

O Brasil está na expectativa de receber a COP 30, em novembro e a menos de um mês do início das reuniões preparatórias para o evento climático, o presidente André Corrêa do Lago lançou um apelo à comunidade internacional.

Nesta sexta-feira (23), em sua terceira carta oficial, o embaixador reforçou o compromisso do país em mobilizar o mundo para ações concretas e imediatas no combate às mudanças climáticas.

O texto sugere repensar o modelo das COP’s, propondo que essas conferências sejam menos burocráticas e mais efetivas na produção de resultados. A COP 30 deve marcar o início de uma nova era, onde os países possam dialogar e traduzir os debates em ações locais, com impacto mensurável e duradouro.

”A Presidência da COP30 conclama todos os delegados, grupos e observadores, representantes da sociedade civil, acadêmicos e cientistas a unirem forças e prepararem o terreno para decisões ousadas e significativas em todos os trilhos de trabalho”, destacou a carta.

O documento antecipa as prioridades para as reuniões do SB62, que ocorrem na cidade de Bonn, na Alemanha, entre os dias 16 e 26 de junho e devem antecipar o grande evento realizado em Belém.

“É hora de reconstruir a infraestrutura global de confiança”, afirma o texto, que orienta as delegações a abandonarem o confronto político e adotarem uma abordagem baseada em empatia e cooperação.

Entre os temas a serem discutidos, estão a consolidação das metas do Acordo de Paris, a conexão entre as decisões climáticas e a vida cotidiana das populações, além da aceleração da implementação de políticas sustentáveis.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteúdo Relacionado

DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.