Equipe da ONU chega a Belém para a COP 30

- Publicidade -

Belém entra na reta final para sediar a 30ª edição da Conferência das Partes (COP30). Nesta quarta-feira (08), a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, que lidera o Comitê Estadual da conferência, recebeu a equipe técnica da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). O grupo, composto por 25 especialistas, desembarcou na capital paraense para acompanhar a conclusão das obras e a implementação da infraestrutura necessária para o evento, que ocorre em novembro na capital paraense.

A chegada dos técnicos da ONU marca o início da fase operacional da conferência, com foco em segurança, saúde, mobilidade e credenciamento. Tradicionalmente, essa equipe chega cerca de 30 dias antes da COP para supervisionar a montagem das estruturas oficiais, testar sistemas integrados e garantir que tudo funcione perfeitamente. “Estamos muito felizes em recebê-los. Puderam ver que já estamos com praticamente todas as obras prontas e agora entramos na fase da implementação de tudo que já foi estudado e preparado para este evento, que sem dúvida será a melhor COP de todos os tempos”, afirmou Hana Ghassan durante o encontro realizado no Centro de Economia Criativa, dentro do Parque da Cidade, principal local da conferência.

Nos últimos dois anos, o Pará realizou mais de 30 obras estruturantes para preparar a cidade, além da construção do Parque da Cidade, que foi entregue ao Governo Federal e à ONU para montagem das instalações temporárias. A chegada da comitiva ocorre poucos dias antes do Círio de Nazaré, uma das maires procissão católica do Brasil, considerada pela vice-governadora como uma oportunidade para os técnicos observarem a capacidade de Belém em receber grandes eventos, especialmente em áreas como mobilidade, segurança, alimentação e saúde.

Entre os presentes na recepção estavam também Olmo Xavier, diretor de Infraestrutura da Secretaria de Coordenação da COP 30 (Secop), e Juliet Kigundu, chefe da Unidade de Coordenação da UNFCCC. “A COP 30 é um evento que, se fosse apenas a ONU responsável, não aconteceria. Se fosse apenas o Pará ou o Brasil, também não aconteceria. É o trabalho conjunto de todas as partes envolvidas que torna este evento uma realidade”, destacou Juliet Kigundu.

Olmo Xavier reforçou o impacto das melhorias urbanas realizadas para o evento. “Este será o legado da COP 30 para a cidade. Da cidade que vocês viram da última vez que vieram e para agora, com as obras entregues, Belém tem uma nova cara”, disse o diretor.

Texto: Júlia Marques com informações da Agência Pará.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteúdo Relacionado

DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.