Diário do Pará – As assembleias legislativas do Pará (Alepa) e de Santa Catarina (Alesc) devem estabelecer uma cooperação técnica envolvendo a TV Alepa no sentido de subsidiar de informações o Poder Legislativo catarinense na construção de seu próprio canal de comunicação pública.
Este foi um dos assuntos tratados entre o deputado Francisco Melo, o “Chicão” (MDB), presidente da Alepa, e o presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), durante reunião ocorrida ontem, 22, na sede do parlamento paraense.
COP
Os presidentes trataram ainda de assuntos relacionados à 30ª edição da Conferência das Partes (COP), a COP30, reunião anual de signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês), e que este ano será realizada em Belém, no mês de novembro, marcando a primeira vez que o encontro ocorre no Brasil.
“Chicão” reconheceu o interesse de Nadal em, antecipadamente, se familiarizar com a sede do maior evento de discussões climáticas do mundo. “A COP30 já é uma discussão no mundo todo, por ser uma COP diferente, a COP da floresta”, declarou.
“É interessante ver como esses encontros podem promover a troca de experiências e conhecimentos entre os parlamentares. Damos início à construção de um diálogo mais efetivo em torno das questões que afetam o Brasil como um todo”, pontuou Mauro, que teve a oportunidade de conhecer as principais estruturas do prédio onde funciona a Alepa, e que recentemente passou por uma grande reforma.
Entendimento
O presidente da Alepa fez questão de enaltecer que a visita demonstra compromisso com a agenda ambiental e a importância do agronegócio sustentável. “É sempre bom ver deputados buscando entender as realidades de outros estados e colaborando para encontrar soluções conjuntas”, elogiou.