A Central Única dos Trabalhadores (CUT) realiza no dia 08 de maio, às 19h, o terceiro encontro virtual do Ciclo de Diálogos Formativos COP 30: Soberania, Crise Climática, Transição Justa e a Luta Sindical. A atividade online, realizada pela plataforma Zoom, trará como tema A vida na água, na terra e no ar, facilitado pela Escola Sindical 7 de Outubro. Para participar, basta clicar no link https://us06web.zoom.us/j/83104273924?pwd=7Pd9GduSxRUluzEQeQaaTR928CMkaJ.1, preencher o ID da reunião (831 0427 3924) e inserir a senha (645893). Também é possível assistir pelo Youtube, no link https://www.youtube.com/cutbrasil.
Já estão agendados outros encontros para os dias 22/05, 05/06, 26/06, 03/07 e 17/07. Entre os temas estão Segurança alimentar e nutricional e a transição agroecológica; Justiça e mudanças climáticas, os impactos sociais, econômicos e na vida para a classe trabalhadora; e O desafio de tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Todas as reuniões serão realizadas às 19h, pelo mesmo link do Zoom.
Os temas selecionados para o ciclo de diálogos trazem para o debate as estratégias a serem adotadas pelo movimento sindical cutista tanto para a participação na COP 30 como para a defesa dos direitos da classe trabalhadora em uma transição energética frente às mudanças climáticas no planeta.
Ciclo de Debates
O Ciclo de Diálogos Formativos COP 30: Soberania, Crise Climática, Transição Justa e a Luta Sindical faz parte do Plano Nacional de Formação 2025 apresentado e aprovado no Encontro do Coletivo Nacional de Formação realizado em Florianópolis, no último mês de março. O intuito é preparar a classe trabalhadora para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).
Entre os objetivos do Ciclo estão o de fortalecer a compreensão do movimento sindical sobre a importância do envolvimento da classe trabalhadora nas temáticas que envolvem a COP 30; estimular a problematização dos 17 Objetivos do Milênio (ODS/ONU) no movimento sindical; e contribuir na formação sindical de base através da apreensão de temas que serão abordados na COP 30, qualificando o debate no mundo sindical cutista sobre temas que impactam a classe trabalhadora.
Encontros anteriores
No dia 10 de abril, o Ciclo de Diálogos Formativos COP 30 teve como painel A importância da COP 30 para a classe trabalhadora: o que temos a ver com isso?, com participação das secretarias Geral, de Formação, de Relações Internacionais, e do Meio Ambiente da CUT. Já no dia 24 de abril, foi debatido o tema Transição justa, crise climática e social, facilitado pela Escola Chico Mendes na Amazônia.
Confira abaixo os debates realizados:
- Debate 1 – A importância da COP 30 para a classe trabalhadora: o que temos a ver com isso?
- Debate 2 – Transição justa, crise climática e social
Texto de Luis Ricardo, do Sindicato dos Professores no Distrito Federal.