Cientista brasileiro ganha ‘Nobel de Meio Ambiente’

- Publicidade -

Proteger a Amazônia e os recursos que ela oferece em termos de biodiversidade da fauna e flora é de suma importância não apenas para os amazônidas e povos originários, como também para o mundo. Por isso, muitos cientistas e estudiosos têm se empenhado na proteção do bioma.

A ecologista argentina Sandra Myrna Díaz e o antropólogo brasileiro Eduardo Brondízio levaram o “Prêmio Tyler de Conquista Ambiental 2025”, frequentemente referido como o “Nobel do Meio Ambiente”. O anúncio foi feito pelo Comitê Executivo do Prêmio Tyler na última terça-feira (11).

Os dois cientistas dividirão um prêmio de US$ 250 mil. Sandra Díaz é professora de ecologia na Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina, e membro sênior do Conselho Nacional de Pesquisa (Conicet) do país. Ela é reconhecida por seus estudos sobre a diversidade funcional das plantas e como essas características influenciam os ecossistemas e os serviços ambientais essenciais para a vida humana.

O Prêmio Tyler de Conquista Ambiental reconhece indivíduos que contribuem significativamente para a ciência ambiental, saúde ambiental e energia. A premiação de Díaz e Brondízio destaca a importância de abordagens integradas que consideram tanto a biodiversidade quanto as dimensões sociais na busca por soluções sustentáveis para os desafios ambientais globais.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteúdo Relacionado

DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.