Ao passo que se organiza para a COP 30, Belém receberá nos dias 6 e 7 de maio o “I Seminário de Segurança e Defesa da Amazônia Oriental no contexto da COP 30”, organizado pelo Comando Militar do Norte (CMN). Assim, o evento ocorrerá no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, e reunirá especialistas, instituições e representantes da sociedade para um debate estratégico sobre a proteção e o desenvolvimento sustentável da região amazônica.
Primordialmente, as inscrições já estão disponíveis e são gratuitas, mas com vagas limitadas. Interessados podem se inscrever pelo site oficial do evento.
Amazônia em foco: segurança e desenvolvimento sustentável
O seminário é direcionado a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área de segurança. A iniciativa visa destacar a importância dos assuntos relacionados à região amazônica, com a promoção de discussões aprofundadas sobre defesa e segurança da Amazônia Oriental em antecipação à COP 30, que acontecerá em Belém.
A princípio programação conta com a participação de especialistas de diversas áreas do conhecimento, estruturada em três eixos temáticos principais:
- O emprego das Forças Armadas na defesa da Amazônia Oriental;
- A integração e o emprego conjunto das Forças Armadas na soberania e proteção da Amazônia;
- Os desafios da segurança na proteção e soberania da Amazônia Brasileira.
Autoridades militares participam de debate sobre proteção da Amazônia
Na abertura do evento, o General de Exército e Comandante Militar do Norte, José Ricardo Vendramin Nunes, será o painelista principal e abordará as peculiaridades e os desafios no emprego da Força Terrestre na defesa da Amazônia Oriental.
Sobretudo, o evento representa um esforço colaborativo entre as ciências militares, a segurança pública e as universidades, com o objetivo de fortalecer o conhecimento, a cooperação e as políticas voltadas à proteção e ao desenvolvimento sustentável da região amazônica.