- Publicidade -

Rafael Rocha | Diário do Pará – O concurso gastronômico “Sabores de Belém na COP30” chegou à final na tarde de sábado (10), no Hangar, em Belém. Na programação, também foi realizado pela manhã o Fórum Gastronômico com a temática “Discussões sobre a Biodiversidade, Economia Sustentável e Valorização da Cultura Alimentar Local”, voltado para profissionais da área de alimentos e bebidas.

O foco do concurso foi a criatividade da cozinha paraense. Ao todo, 76 profissionais de cozinha, bartenders e confeiteiros se inscreveram e representaram um restaurante, doceria ou bar, seja como funcionário ou proprietário do negócio.

A primeira etapa (semifinal) foi realizada nos dias 8 e 9 de maio na Unama Alcindo Cacela, em Belém, onde foram escolhidos os finalistas por um júri especializado. Cada participante apresentou receitas autorais produzidas com insumos regionais paraenses, voltados para bioeconomia e sustentabilidade. Os critérios de avaliação foram sabor, apresentação, criatividade e técnica.

Na programação do Fórum Gastronômico, chefs, pesquisadores, estudantes e demais interessados puderam participar de palestras que compartilharam experiências e inovações, estimulando a criatividade na utilização de ingredientes amazônicos em pratos contemporâneos, destacando a capacitação e empreendedorismo na capital paraense no ramo da gastronomia.

A diretora técnica do Sebrae no Pará, Maria Domingas Ribeiro, ressalta que desde o primeiro momento que anunciaram Belém como a sede da COP30, o Sebrae trabalha em diferentes eixos para atender a COP30, e um deles é a gastronomia. “Daqui nós vamos ter o prato da COP30. É um concurso em que nós estamos com vários parceiros. Já estamos com capacitação. A nossa gastronomia é única e no mundo é muito valorizada”.

Para o presidente nacional da Associação Brasileira de Chefs de Cozinha e Bartenders (Abrachefs), Pedro Alex, o Pará representa um grande “farol gastronômico”, sendo importante dar oportunidades aos profissionais locais para trazerem técnicas aplicadas aos ingredientes regionais.

“Isso é espetacular e fantástico para todo mundo da gastronomia. É uma troca muito importante essa sinergia que acontece entre os participantes. As pessoas se qualificam, se reinventam e se descobrem por meio dos sabores, texturas e paladares”.

Do município de Santa Bárbara do Pará, a gastróloga Luciana Moreira, 45, aproveitou a ocasião para atualizar conhecimentos sobre o ramo da alimentação e empreendedorismo. Na análise da gastróloga, é sempre importante estar em busca do conhecimento. “O Pará é muito rico na gastronomia e estamos na porta da COP30. Não podemos perder a oportunidade de aprender e se atualizar”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteúdo Relacionado

DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.