Conselho Gestor da Floresta Estadual do Trombetas é renovado com participação ampliada da sociedade civil

- Publicidade -

Agência Pará – Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (21) a renovação e nomeação dos membros do Conselho Consultivo da Floresta Estadual (Flota) do Trombetas, na região oeste paraense. A iniciativa, coordenada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), fortalece a gestão participativa da Unidade de Conservação (UC), com foco na conservação ambiental e valorização das populações tradicionais que vivem em seu entorno.

Criada por meio do Decreto Estadual nº 2.607, de 2006, a Flota Trombetas é uma das maiores UCs do Pará e integra o conjunto estratégico de áreas protegidas da região amazônica. Com a renovação, o Conselho passa a ter 22 representações, entre órgãos públicos e entidades da sociedade civil, conforme diretrizes do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Foto: Fernando Sette / Divulgação

Compõem o novo Conselho instituições como o Ideflor-Bio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), secretarias municipais de meio ambiente de Óbidos e Oriximiná, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), universidades públicas como a do Oeste do Pará (Ufopa) e o Instituto Federal do Pará (Ifpa), além de entidades ligadas à extensão rural e ao poder legislativo local.

Também integram o Conselho diversas representações da sociedade civil, entre elas associações quilombolas e indígenas, sindicatos, entidades religiosas e organizações não governamentais como o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), a Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), o Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé) e associações agroextrativistas da região.

Diálogo – O diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação do Ideflor-Bio, Ellivelton Carvalho, destacou a importância do Conselho para o fortalecimento da governança ambiental. “A renovação do conselho da Flota Trombetas garante voz ativa às comunidades e instituições que convivem com a floresta. É um instrumento essencial para o planejamento, o controle social e a efetividade das ações de conservação”, afirmou.

Foto: Fernando Sette / Divulgação

Já o gerente da Região Administrativa da Calha Norte II, Ronaldison Farias, que preside o Conselho, enfatizou o papel da participação social na implementação das políticas públicas ambientais. “Essa composição plural é o reflexo do compromisso com uma gestão compartilhada, que respeita os saberes locais e fortalece a proteção da floresta com inclusão e diálogo”, ressaltou.

O mandato dos novos conselheiros será de dois anos, podendo ser renovado por igual período. As atividades exercidas no conselho são consideradas de relevante interesse público e não têm caráter remuneratório. A posse dos membros ocorrerá em reunião convocada pelo Ideflor-Bio, conforme prevê a Portaria publicada no DOE.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteúdo Relacionado

DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.