João Gabriel/Folhapress – A chamada pré-COP30, último evento antes da própria conferência de clima da ONU (Organização das Nações Unidas), não vai ocorrer em Belém, sede do encontro, mas em Brasília.
A cúpula preparatória, marcada para 13 e 14 de outubro, conta com a participação de diplomatas e é vista pelos negociadores como de fundamental importância para a agenda oficial, que começa na capital paraense cerca de um mês depois.
Essas reuniões preparatórias vão ocorrer em Brasília por causa do Círio de Nazaré, marcado para 12 de outubro, segundo pessoas que trabalham na organização. O Círio é uma das mais tradicionais festas católicas do Brasil e atrai fiéis de todo país.
A proximidade de data tornaria as organizações inconciliáveis. Em 2024, mais de 2 milhões estiveram na festa religiosa, segundo o Governo do Pará. Apesar de a cidade ser capaz de receber centenas de milhares de fiéis no Círio, a infraestrutura para a COP30 se tornou um dos principais desafios do governo Lula (PT) e da gestão paraense de Helder Barbalho (MDB).
A pré-COP, que ocorrerá em Brasília, será menor que a conferência principal. São esperadas até mil pessoas, demanda que a capital federal tem capacidade logística para absorver. Os negociadores veem importância nesse encontro prévio porque será o momento no qual as linhas de negociação da COP serão definidas.
São esperados ministros e diplomatas de alto nível, mas com delegações mais enxutas. Não costumam comparecer chefes de Estado e de governo, e a presença do setor privado e da sociedade civil é muito menor. Não é a primeira vez que a pré-COP acontece em uma cidade diferente da própria cúpula da ONU. Na COP28, em 2023, a reunião prévia ocorreu em Abu Dhabi, enquanto a principal foi em Dubai.
Em 2022, a COP27 foi em Sharm el-Sheikh, no Egito, e a pré, em Kinshasa, na República Democrática do Congo. Já na 26ª edição da cúpula climática da ONU, em 2021, a conferência foi sediada em Glasgow, na Escócia, enquanto o encontro preparatório ocorreu em Milão, na Itália.