Estudantes da UFPA vão ao Cazaquistão para apresentar projetos de impacto positivo na Amazônia

- Publicidade -

Como vice-campeão nacional de Empreendedorismo e Inovação Social, em julho deste ano, o Time Enactus UFPA participa da Enactus World Cup em Astana, no Cazaquistão, que ocorrerá de 1º a 4 de outubro. Durante o evento, serão apresentados projetos e estudos do Time Enactus UFPA que demonstram o engajamento com a transformação da realidade local e o enfrentamento dos desafios presentes no contexto amazônico. O time será representado pela graduanda em Engenharia Química Luise Lima e pelo seu professor conselheiro José Augusto Lacerda (FAAD/UFPA).

A Enactus World Cup representa uma espécie de Copa do Mundo do Empreendedorismo Social, pois reúne os melhores times de cada um dos 33 países que integram a rede Enactus Global. Ela ocorre, anualmente, na sequência das etapas nacionais, que selecionam os melhores times de cada país, após análises de performance, sustentabilidade e outros critérios.

Foto: Arquivo Time Enactus UFPA

Este ano, o projeto apresentado pelo time da UFPA será o Biolume, que participará como representante brasileiro em uma competição de negócios de impacto em estágio inicial, mas com grande potencial de impacto socioambiental positivo, a Early Stage Project. Com o objetivo de atender a diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Biolume, em parceria com o Laboratório de Biossoluções da Amazônia (Laba), tem a missão de solucionar o descarte incorreto do óleo de cozinha, captando e transformando-o em biodiesel, um combustível agradável ao meio ambiente, levado às comunidades ribeirinhas como uma alternativa sustentável para suas locomoções diárias de barco. Por meio dessa iniciativa, o Time Enactus UFPA tem atuado na Comunidade Rio Baixo Itacuruçá, em Abaetetuba-PA, realizando ações de conscientização ambiental e ecológica, e doações de biodiesel.

Na apresentação do projeto na Enactus World Cup, a vice-presidente da Enactus UFPA, Luise Lima, vai pontuar os principais objetivos e suas configurações como negócio social, e o professor conselheiro do time, José Augusto Lacerda, membro do Conselho Científico da Enactus Global, apresentará pesquisa sobre os negócios de impacto na Amazônia e seus desdobramentos no contexto local. “É uma alegria muito grande ver um projeto nosso contribuindo para a internacionalização da UFPA, mostrando para o mundo o potencial dos nossos estudantes e reafirmando o engajamento da instituição, com a resolução dos problemas locais”, afirma o professor.

Já Luise Lima, atual vice-presidente do time, encara a participação da Enactus UFPA como um diferencial para que os membros possam agir, cada vez mais, de forma estratégica e impactando novas pessoas com projetos inovadores. “É muito bom saber que a gente consegue chegar a níveis mundiais para apresentar projetos da UFPA, da Amazônia. É muito gratificante ver todo o esforço de um trabalho voluntário rendendo frutos dessa magnitude”, ressalta Luise.

Time Enactus UFPA – Em 2024, o Time Enactus UFPA completa 10 anos de atuação, marcados por diversos projetos socioambientais de sucesso, sempre visando ao impacto positivo em comunidades locais e à aplicação de inovações que pudessem transformar contextos em vulnerabilidade. Para celebrar essa trajetória, será lançado um livro, no mês de dezembro, que vai contar um pouco mais sobre a história da equipe, construída por aproximadamente 400 estudantes de mais de 30 cursos diferentes, de graduação e de pós-graduação da UFPA.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.