Evento internacional em Belém discute investimentos na Amazônia

- Publicidade -

Discutir sobre a preservação da Amazônia e um modelo de desenvolvimento sustentável é uma necessidade do mundo. Por isso, é importante que diversos países se aliem aos líderes da região para discutir formas de desenvolver um modelo econômico cada vez mais sustentável.

Um passo importante para isso está sendo realizado neste sábado (27), em Belém, com a reunião para tratar sobre o programa Amazônia Forever (Amazônia Sempre), lançado há um ano, que tem o objetivo de ampliar o financiamento, compartilhar conhecimento estratégico para os tomadores de decisões e aumentar a coordenação regional para acelerar o desenvolvimento sustentável, inclusivo e resiliente da região amazônica.

A reunião contou com a participação de diversas autoridades, como o governador do Pará, Helder Barbalho, a secretária do Tesouro dos EUA, Janet L. Yellen, e o e o presidente do BID, Ilan Goldfajn.

O programa tem como foco a promoção da inclusão de mulheres, povos indígenas, afrodescendentes e comunidades locais; clima e conservação da floresta e fortalecimento das capacidades institucionais e do estado de direito.

A Amazônia é responsável por 40% da água doce da América Latina e pela regulação dos ciclos hidrológicos e de nutrientes do continente sul-americano. Dado o crescente consenso científico de que a Bacia Amazônica está se aproximando de um “ponto de não retorno” ecológico, há uma necessidade urgente de agir com determinação para implementar um novo modelo de desenvolvimento.

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet L. Yellen. | Foto: Agência Brasil

A secretária Janet Yellen chegou ao Brasil no último dia 24, para cumprir agenda de reuniões com ministros de Finanças e governadores de Bancos Centrais do G20, além de outras agendas no Rio de Janeiro, seguindo depois para Belém, onde realiza uma série de agendas neste sábado, como uma reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento com ministros de finanças, economia e meio ambiente da Bacia Amazônica, além de uma mesa redonda para discutir o papel do setor privado no apoio à conservação e restauração da Amazônia.

Ainda na tarde de hoje o governador Helder Barbalho, a secretária Janet Yellen e o presidente do BID Ilan Goldfajn farão um pronunciamento no Museu Emílio Goeldi para falar sobre os compromissos para o desenvolvimento sustentável na Amazônia e anunciar os resultados de um ano do lançamento do Programa Amazônia Sempre, relacionados a financiamento e coordenação para impulsionar investimentos em toda a região amazônica, além dos próximos passos do programa definidos em reunião ministerial com os países amazônicos.

- Publicidade -
spot_img

Conteúdo Relacionado

Modelo de concessão pretende recuperar floresta em Altamira

Recuperar a floresta amazônica é possível. Para isso, basta...

Sustentabilidade: associadas reafirmam compromisso

O Dia da Amazônia é sempre uma oportunidade de...

COP 30: Obras do Terminal para cruzeiros passam por inspeção

Uma comitiva da Secretaria Extraordinária para a COP 30,...
DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.