Globoplay lança série especial sobre a Amazônia

- Publicidade -

A série documental “Amazônia Novas Histórias”, produzida pela Giros Filmes, busca responder à pergunta: como as comunidades amazônicas, organizações ambientais e pesquisadores brasileiros estão encontrando soluções para proteger a floresta? Inspirada no documentário “Amazônia Eterna” (2012), de Belisário Franca, a série aborda casos contemporâneos de resistência frente à crise climática e estimula o debate sobre a urgência ambiental.

A série conta com entrevistas de diversos personagens que atuam diretamente na Amazônia, incluindo indígenas, ribeirinhos, líderes comunitários, ativistas e cientistas. A Floresta Amazônica é a protagonista, evidenciando, por meio dos depoimentos, que sua preservação traz benefícios financeiros, ambientais e sociais. Ao longo dos 10 episódios, são exploradas formas sustentáveis de aproveitar os recursos da floresta, permitindo que as comunidades amazônicas possam viver dela. Entre os especialistas participantes, estão nomes renomados como Sérgio Besserman Vianna, Ricardo Abramovay, Carlos Afonso Nobre, Tereza Cristina Souza de Oliveira e Alfredo Homma.

Cada episódio apresenta a colaboração de uma instituição, um representante das comunidades locais e um especialista, criando um conteúdo informativo e reflexivo. O objetivo é mostrar que a qualidade de vida dos povos amazônicos é essencial para a preservação do ambiente nativo.

A produção envolveu cerca de 20 profissionais e levou dois anos para ser concluída. A série é uma criação da Giros, empresa fundada por Belisario Franca, Mauricio Magalhães e Bianca Lenti.

“Amazônia Novas Histórias” estreia no dia 4 de setembro, às 21h, no Canal Futura, com episódios semanais às quartas-feiras, e reprises ao longo da semana. A série também estará disponível gratuitamente no Globoplay.

- Publicidade -
spot_imgspot_img
DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.