Agência Belém – A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), segue com ações voltadas à organização do mercado turístico da capital paraense, visando o crescimentos social e econômico do segmento durante e após a realização da Conferência Climática Internacional (COP-30), agendada para o mês de novembro com previsão de reunir mais de 50 mil pessoas. As ações incluem planejamento, reestruturação das plataformas digitais de informações sobre a cidade, qualificação profissional e oferta de crédito da rede bancária pública e cooperativas credenciadas à operacionalização do Fundo Geral do Turismo (Fungetur).
De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Cilene Sabino, o turismo é o terceiro maior empregador no mundo sem causar impactos ambientais severos e muito importante para qualquer cidade. “Não existem cidades sem turismo e, Belém, tem elementos gigantescos de atrações históricas, gastronômicas e culturais, um verdadeiro celeiro de potenciais turísticos que precisam ser explorados e mostrados ao mundo”, disse ela. “Precisamos desenvolver o sentimento de pertencimento de nossa cidade”, completou a gestora, durante a abertura do Conextur, na noite desta segunda-feira, 31, na sala Vicente Salles, sede da Semcult, em Belém.
Conextur visa turismo fortalecido, estruturado e sustentável
O Conextur é mais uma ação voltada ao setor turístico, juntando na mesma ocasião empresários, profissionais das diversas áreas do trade turístico e as instituições que podem apoiá-los com seu desenvolvimento, regularização e expansão de suas atividades, por meio de parcerias. “Outro objetivo do evento é qualificar o setor, elevando excelência dos serviços oferecidos”, explicou o superintendente da Semcult, Auiá Queiroz Reis. “Estamos nos aproximando da COP-30, então é o momento de preparar o setor turístico para este evento histórico”, completou.
Durante o Conextur, foram apresentados os projetos de 2025 da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, destacando a reestruturação da plataforma digital “Visit Belém”, que será a principal ferramenta virtual de divulgação da capital paraense. A nova versão, segundo Aiuá Reis, irá mostrar Belém por outros ângulos de regionalização. “Os pratos regionais serão a vitrine para o internauta chegar ao ambiente dos restaurantes e assim sucessivamente com todas as rotas de praias, passeios, trilhas, museus, palácios e palacetes e muitos outros atrativos”, explicou. “Por isso, é fundamental que todos os segmentos se conectem, colaborem e cresçam juntos, para que possamos aproveitar todo o potencial que este evento global representa para o nosso Estado e para nossa cidade, assim como o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC)”, completou.
O Conextur soma-se as demais ações em andamento como Escola Nacional de Turismo, Workshop sobre cadastro do turismo (Cadastur) e oportunidades de créditos.
Participaram do evento o presidente do Conselho Municipal do Turismo (Contur – que representa os empresários do setor), Joy Colares; Comitê Combu Sustentável, guias turísticos, representantes de operadores de turismo, sindicato de empregados do setor e instituição bancária (Banpará) e cooperativa de crédito, que expuseram sobre funcionamento e o acesso aos recursos disponibilizados ao setor turístico de Belém.
“Estamos com grande expectativa e ansiosos para chegada da COP-30, que será um marco em nossa cidade e de olho na volta desse turista após a conferência e, por isso, precisamos estar preparado para receber esse público com rede de prestação de serviços compatível a todos os níveis de turistas”, disse Joy Colares.
“A Secretaria segue de portas abertas para acolher, ouvir e atender o setor turístico com ideal de construir um novo modelo estruturado, sustentável e eficiente”, afirmou a secretária Cilene Sabino.
Texto: Selma Amaral – Agência Belém