Ministro das Cidades garante: COP 30 será mantida e realizada em Belém

- Publicidade -

Com a polêmica em torno da mudança de sede da COP 30, o Ministro das Cidades, Jader Filho afirmou que o evento está mantido na capital paraense, mesmo com as preocupações acerca da capacidade de hospedagens da cidade para o evento mundial.

Como mostrou a Folha de São Paulo, um grupo de representantes de 25 países assinou um documento sugerindo que se os preços das hospedagens não forem resolvidos, e evento deveria ao menos em parte, acontecer em outro local.

Jader Filho ressaltou o intuito do presidente Lula de que o evento fosse realizado em um local que mostrasse a realidade amazônica. “Então, tem todo um recado que o presidente Lula fala, todo mundo fala, quando em todas as COPs um dos temas principais é a amazônia. E as pessoas discutem a Amazônia a partir de um documentário, de uma opinião, muita das vezes até sem nem conhecer absolutamente nada, nunca terem passado perto e de uma cidade amazônica”, afirmou.

As declarações do ministro foram feitas após evento no Palácio do Planalto para entregar unidades do Minha Casa, Minha Vida. Como parte da cerimônia principal, realizada em Brasília, foram entregues simultaneamente empreendimentos nas cidades de Pojuca (BA), Paulo Afonso (BA), Horizonte (CE), Açailândia (MA), Teresina (PI) e Chapada de Areia (TO).

Para o ministro, não há possibilidade de trocar a sede da COP neste ano, embora o próprio presidente da conferência, o embaixador André Corrêa do Lago, tenha confirmado que alguns países pediram que o evento não aconteça em Belém.

Segundo o chefe da cúpula, a rede hoteleira de Belém tem cobrado preços dez vezes mais altos que o normal, quando que em outras edições do evento costuma aumentar muito menos, em duas ou no máximo três vezes. “Acredito que talvez os hotéis não estejam se dando conta da crise que eles estão provocando”, disse Corrêa do Lago.
A crítica com os preços dos hoteis vem principalmente de países em desenvolvimento, como mostrou a agência de notícia Reuters. Por conta disso, a UNFCCC (braço de clima da ONU) realizou uma reunião de emergência na última terça-feira (29).
No encontro, o Brasil concordou em resolver a qustão dos países sobre a hospedagem e dar um retorno em uma nova reunião que está prevista para acontecer no dia 11 de agosto. É o que afirma à Reuters, Richard Muyungi, presidente do Grupo de Negociadores Africanos, que convocou a reunião.
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteúdo Relacionado

COP30: Organização de Estado Ibero-Americanos abre inscrições

A 30ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas,...

Seminário debate participação social na COP 30

Nesta quarta-feira (27), a Secretaria-Geral da Presidência da República...
DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.