- Publicidade -

Cíntia Magno/Diário do Pará– Após uma semana de visitas técnicas, a missão da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) em Belém foi concluída com avaliação positiva por parte da delegação que esteve na capital paraense. Em seguida à realização de uma reunião de balanço da missão, no final da manhã de sexta-feira (24) os representes da UNFCCC, o presidente da COP 30 Amazônia, embaixador André Corrêa do Lago, e o Governador do Pará, Helder Barbalho, concederam entrevista coletiva à imprensa no Salão de Atos do Governo do Pará, em Belém.

A missão técnica teve como focos principais três setores: o Parque da Cidade, que sediará as atividades da conferência do clima; questões relacionadas à segurança e saúde, e aspectos ligados à hospedagem. Durante a abordagem de rotina na organização deste tipo de evento, as equipes puderam visitar os espaços e conversar com engenheiros e demais profissionais que estão trabalhando nos vários locais para compreender o avanço do trabalho.

Responsável por liderar a missão, a Secretária-Executiva-Adjunta do UNFCCC, Noura Hamladji, destacou que o objetivo da visita foi além do acompanhamento do andamento dos preparativos para Belém sediar a COP30 em novembro, mas, principalmente, visou compartilhar experiências e oferecer apoio para que tudo continue sendo preparado da melhor maneira. “Essa missão que fizemos essa semana não é a primeira. Tivemos uma missão em outubro de 2023. Então, agora podemos fazer uma comparação e toda a missão considera que desde 2023 tivemos muito progresso. Ficamos muito impressionados”, avaliou. “Segundo, é muito importante insistir sobre o fato de que nós viemos aqui para apoiar todas as equipes que estão trabalhando. Não é só uma missão de avaliação para ver o avanço do trabalho, mas, mais importante que isso, é compartilhar a experiência. Temos especialistas que fazem COPs há anos e é importante compartilhar conselhos preciosos neste momento porque o nosso objetivo comum é tornar a COP uma COP com sucesso, uma COP única. Isso é muito importante e o Brasil pode contar com o total apoio do nosso secretariado”.

Equipes da ONU e do Governo Federal foram recebidas pelo prefeito Igor Normando e a vice-governadora Hana Ghassan.

Participando da reunião em chamada de vídeo, o secretário-executivo da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), Simon Stiell, reforçou a boa impressão deixada pela visita técnica e destacou os benefícios deixados pelas COPs às cidades que sediam as conferências do clima. “Belém estará, de fato, no centro das atenções globais. As COPs também trazem grandes benefícios para as cidades e comunidades anfitriãs, incluindo um incremento de atividades econômicas e empregos, bem como vários desafios complexos que precisarão de muita atenção, como acontece todos os anos, mas o Brasil é bem conhecido por suas soluções inovadoras. E estaremos ao seu lado, apoiando-o em cada passo do caminho”, pontuou. “Esta será uma COP única e estamos realmente animados com o trabalho que temos pela frente, apoiando o Brasil para garantir que a COP30 seja de prosperidade para o planeta”.

Além dos representantes da UNFCCC, também participaram da coletiva representantes do Governo Federal, do Governo do Pará e da Prefeitura de Belém. Destacando que a coletiva realizada em Belém foi o seu primeiro evento público como presidente da COP30, o embaixador André Corrêa do Lago destacou o bom andamento da visita técnica. “Ouvimos muitas coisas muito positivas, então, estamos muito felizes. Nós vamos trabalhar na parte da negociação na Presidência da COP e estamos vendo que vai ter uma união muito boa entre a forma como o Pará vai abraçar essa COP e o quanto o Governo Brasileiro vai, com amplas consultas para a sociedade, amplas consultas com os mais diferentes setores no Brasil, poder fazer uma COP que vai, realmente, ter importância nesse contexto mundial bastante desafiador que nós estamos”, considerou. “Muitíssimo obrigado por nos receber, muitíssimo obrigado por estarem fazendo em Belém as coisas necessárias para que seja uma COP magnífica”.

A secretária-executiva da Casa Civil da Presidência da República, Miriam Belchior, destacou que a semana encerrou de maneira produtiva e reforçou que missões como a realizada em conjunto com a UNFCCC são uma tradição na organização desse tipo de evento. “Nós consideramos essas missões uma coisa natural. Da nossa parte, na reunião de balanço que fizemos hoje [sexta-feira] pela manhã, acho que uma das questões mais valorizadas é que o que já vinha nesses dois anos de trabalho funcionando bem – que era a coordenação entre o Governo Federal, Estadual e Municipal – para gerar as condições de Belém sediar a COP, agora se soma à UNFCCC e acho que um dos produtos mais interessantes desta semana é essa integração dessas quatro partes para que a gente alcance os objetivos fundamentais da realização da COP no Brasil. Estamos muito felizes com os resultados alcançados até este momento”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteúdo Relacionado

DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.