Pará apresenta em Brasília agenda verde e preparativos para a COP 30

- Publicidade -

Em Brasília (DF), o governador do Pará, Helder Barbalho, participou ontem (17) do seminário CB Debate – Desafios 2025, quando destacou os preparativos do Brasil para receber a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em novembro de 2025, em Belém.

“Pude apresentar aquilo que o Estado está fazendo na agenda ambiental, na construção de desenvolvimento sustentável, as estratégias de mercado de carbono e concessão de restauro, garantindo que nós possamos conciliar empregos verdes, oportunidades de desenvolvimento com a floresta viva e, claro, redução de desmatamento, para que, com isto, possamos cumprir com as metas do Pará e as metas do Brasil”, ressaltou.

O governador também detalhou os preparativos, investimentos e o legado da COP 30. “Tudo vem sendo destinado a obras estruturantes, que estabelecem novos marcos de convivência e resiliência urbana. O legado mais importante é fazer da área ambiental parte desta ‘nova era’, de um hábito e de uma ‘atitude’ que precisam se tornar a marca do nosso país”, enfatizou o chefe do Executivo paraense.

O evento foi promovido pelo jornal Correio Braziliense, reunindo especialistas e autoridades para o debate de propostas que fomentem o crescimento econômico sustentável, moderno e inclusivo, alinhado às necessidades ambientais e às transformações globais.

“Oportunidade para debater transformações e tendências no cenário econômico, social e ambiental previstas para o próximo ano”, destacou o presidente do Correio Braziliense, Guilherme Machado.

O Seminário foi dividido em três painéis. O primeiro foi sobre Políticas Públicas, Equilíbrio Fiscal e Relação entre os Poderes. O segundo debateu a COP 30 e o Protagonismo do Brasil no Cenário Internacional, enquanto o último abordou Oportunidades de Negócios que trazem desenvolvimento sustentável ao Brasil.

Também foram debatidos temas ligados às Mudanças Climáticas e Transição Energética; Inovação e Sustentabilidade: Reforma Tributária; Neoindustrialização e Políticas Públicas. Além do governador Helder Barbalho, participaram do evento Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF); Isaac Sidney, presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban); Ronaldo Caiado, governador de Goiás; Carlos Antônio Vieira Fernandes, presidente da Caixa Econômica; Ricardo Capelli, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABD) e outras autoridades.

Trânsito na doca

Um dos serviços essenciais na preparação de Belém para a COP 30, a obra da Nova Doca alcançará a última quadra da avenida Visconde de Souza Franco nesta quarta-feira, 18. A partir das 8h, o trecho entre as ruas Tiradentes e Boaventura da Silva começará a receber a interdição nas duas faixas que ficam próximas ao canal, com as duas outras faixas liberadas para o trânsito.

“Nós fizemos um planejamento de realizar a obra a partir de módulos e estamos alcançando o último deles. Tivemos esse cuidado para não afetar a mobilidade, o trânsito de maneira desnecessária. No andamento dos serviços, o primeiro módulo está em fase de acabamento. Em outros trechos, já implantamos a fundação, estaqueamento, a estrutura levantada e as passarelas que vão para dentro do canal”, ressalta o secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral.

A obra da Nova Doca contará com arborização por meio do plantio de árvores ao longo de todo o parque linear.

O projeto da construção do parque linear envolve 1,2 quilômetros de canal, com serviços de drenagem, paisagismo, urbanização e construção de passarelas, além da substituição das comportas para controle de água de maré, a fim de evitar inundações.

Também serão pavimentados mais de 2,4 quilômetros da Visconde de Souza Franco, e construídos outro sistema de drenagem profunda e superficial de chuva, rede de esgoto sanitário, tubulação de água potável, ciclovia e um sistema de energia limpa.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteúdo Relacionado

Visitantes conhecerão o sabor paraense na COP-30

Irlaine Nóbrega / Diário do Pará - Vendedores de polpas...

Estudantes estaduais de Marituba criam jogo inclusivo inspirado na COP 30

Agência Pará - Atentos aos debates climáticos e engajados...

Comitê da COP 30 visita obras do Parque da Cidade

Diário do Pará - A vice-governadora do Pará, Hana...

Estado promove visitas à Unidade de Recuperação do Xingu

O Governo do Pará promoveu a visitação de empresas...
DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.