Parceria impulsiona pecuária sustentável na Amazônia

- Publicidade -

Carol Menezes – O Grupo Carrefour Brasil acaba de anunciar sua adesão ao Programa Pecuária Sustentável do Pará, fortalecendo a produção de carne bovina sustentável e livre de desmatamento na Amazônia. Em parceria com a JBS e os frigoríficos Rio Maria e Mafrinorte, o objetivo é implementar até 2026 a rastreabilidade individual de todo o rebanho bovino do Pará, reforçando o compromisso com práticas responsáveis e transparência na cadeia de fornecimento.

Para apoiar o programa, o Grupo Carrefour Brasil investirá R$ 10 milhões na aquisição de brincos eletrônicos e chips, alimentando o Sistema de Rastreabilidade Bovídea Individual do Pará (SRBIPA). O investimento também contempla apoio técnico gratuito a pequenos e médios produtores rurais para regularização ambiental de suas fazendas.

A partir do segundo semestre de 2025, lojas do Carrefour no Estado do Pará serão as primeiras a oferecer carne certificada e rastreada, garantindo aos consumidores produtos de origem comprovadamente sustentável.

Segundo o governador Helder Barbalho, o Pará tem alcançado reduções históricas no desmatamento, mesmo mantendo a produtividade da pecuária. Com cerca de 25 milhões de bovinos, o Estado ocupa a segunda posição no ranking nacional e é peça-chave para o fornecimento de carne sustentável para mercados internacionais como União Europeia e China. “Estamos garantindo a redução do desmatamento sem comprometer a produtividade”, afirmou Barbalho.

BAIXO CARBONO

A JBS atua no programa em parceria com a ONG The Nature Conservancy, focando na promoção da pecuária de baixo carbono. O frigorífico Rio Maria, referência no sul do Pará, também integra a iniciativa, investindo em tecnologias de rastreabilidade animal e práticas de produção responsável. “A rastreabilidade é uma exigência de mercado que agrega valor à carne e ao couro”, reforçou Roberto Paulinelli, presidente do frigorífico Rio Maria.

PARA ENTENDER

Compromisso

  • O apoio ao Programa Pecuária Sustentável do Pará integra a estratégia de proteção ao planeta do Grupo Carrefour Brasil, alinhada ao Fundo de Florestas, que investe R$ 50 milhões em projetos de combate ao desmatamento e fortalecimento da sociobiodiversidade na Amazônia.
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteúdo Relacionado

COP 30: obras do BRT Centenário avançam na Avenida Júlio César

O prefeito de Belém, Igor Normando, acompanhou nesta segunda-feira...

Seca na Amazônia provoca quebra na safra da castanha-do-pará

Castanha A seca do ano passado na Amazônia provocou uma...

Semas promove debate sobre sustentabilidade costeira e oceânica

Em preparação à COP 30, diversos eventos são promovidos...

Sebrae realiza evento de capacitação para a COP30

Even Oliveira - Com a proximidade da 30ª Conferência...
DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.