Belém comemora nesta sexta-feira (12) seus 408 anos, data especial para todos os moradores da cidade, que amam a capital paraense. E o aniversário deste ano tem um gostinho especial, já que a cidade passa por uma revitalização para se preparar para receber a COP 30 em 2025, o maior evento climático do mundo, que será realizado na Amazônia pela primeira vez.
Dentre as obras que deverão mudar a cara da cidade, oito possuem maior destaque, somando mais de R$ 1 bilhão de investimentos.
A primeira obra foi o Parque Urbano São Joaquim, projeto em etapa de execução que consiste em um corredor com linha verde e parque ambiental onde, hoje, é uma típica área de baixada. Será o primeiro do gênero da América Latina e vai abranger cinco bairros, da periferia até o centro da cidade, atravessando os bairros de Val-de-Cães, Sacramenta, Barreiro e Telégrafo. Há também o projeto de duplicação da avenida Bernardo Sayão até a avenida José Bonifácio
Outra obra é a restauração do Mercado de São Brás, que já está em fase de execução. E ainda a revitalização total do Complexo do Ver-o-Peso, desde a feira central até a Feira do Açaí e os mercados de Carne e Peixe.
Há também uma obra que já foi entregue: o Boulevard da Gastronomia, na Boulevard Castilho França, que tem a proposta de ser um ponto gastronômico da cidade, valorizando uma grande característica cultural do paraense, a culinária. o projeto de duplicação da avenida Bernardo Sayão até a avenida José Bonifácio.
Outras obras são a macrodrenagem da Bacia do Mata Fome, que vai beneficiar mais de 150 mil pessoas com novo saneamento nos bairros do Tapanã, São Clemente e Pratinha; a nova Senador Lemos, que foi entregue totalmente revitalizada; e a nova Júlio César, que irá passar por uma grande revitalização em todo a sua extensão.
Todas estas obras vão ajudar Belém a realizar uma grande COP-30 e servirão, principalmente, como um legado da conferência que irá servir a capital paraense por décadas.
Com informações da Agência Belém