A cidade de Belém, sede da COP30, se prepara para receber milhares de visitantes em novembro e já anuncia diversas soluções de hospedagem e logística para quem chega na cidade.
O Governo Federal contratou dois navios de luxo — MSC Seaview e Costa Diadema — que oferecerão 6 mil leitos para quem acompanhará a Conferência Climática. Os transatlânticos ficarão aportados em Outeiro, distrito da capital paraense.
Transatlânticos abrigarão delegações de 98 países em desenvolvimento
Com cerca de 3.900 cabines, os navios devem abrigar delegações de 98 países em desenvolvimento e pequenos Estados insulares, além de ONGs e participantes credenciados. O governo garante que o deslocamento até o Parque da Cidade levará apenas 30 minutos.
Para viabilizar esta promessa, o governo aposta na conclusão da ponte estaiada de Outeiro a Icoaraci, prevista para setembro. Além disso, obras emergenciais no porto foram avaliadas em R$ 180 milhões, incluindo um píer de 710 metros e estruturas para atracação segura dos navios.
Impacto ambiental compensado com créditos de Carbono
A solução chamou atenção de especialistas, que já alertavam para o impacto ambiental significativo da utilização dos navios de cruzeiro. Mesmo parados, os transatlânticos mantêm motores e sistemas de energia em funcionamento, podendo gerar 300 kg de carbono por pessoa por dia.
Assim, o Governo Federal afirma que as emissões serão compensadas por créditos de carbono, que reduzirão consideravelmente a pegada ambiental deixada pelos veículos durante o período da COP30.
Belém se prepara para maior evento climático mundial
Primeiramente, a COP30 representa o maior evento climático mundial e colocará Belém no centro das atenções internacionais. Sendo assim, a escolha demonstra tanto a magnitude do desafio logístico quanto a adoção de soluções criativas para viabilizar a realização do evento na capital paraense.
Por isso, os próximos meses serão decisivos para finalizar os ajustes na cidade e a infraestrutura planejada siga como suficiente para garantir o sucesso logístico da conferência na cidade amazônica.