Seguem abertas até o dia 30 de agosto as inscrições para grupos interessados em apresentar propostas de painéis técnicos nos Pavilhões Brasil durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em novembro deste ano (2025), em Belém. A iniciativa representa uma das principais formas de participação da sociedade civil no evento climático mais importante do calendário internacional.
Nesta edição da conferência, o Brasil contará com dois pavilhões oficiais: um na Zona Azul, voltada para representantes governamentais e negociadores internacionais; e outro na Zona Verde, espaço de acesso público, que será compartilhado com pavilhões de outros países e organizações.
A coordenação dos painéis será feita pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em articulação com outros órgãos do governo federal. Segundo o Guia de Seleção de Propostas, os eventos deverão promover discussões sobre ações concretas de enfrentamento da emergência climática, alinhadas aos compromissos da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil no âmbito do Acordo de Paris, além das diretrizes do Plano Clima.
Cada painel terá duração máxima de 50 minutos e será realizado entre 10h e 18h nos dias da conferência. As propostas devem ser enviadas por meio do formulário disponível no site do Ministério do Meio Ambiente, onde também está publicado o guia com as orientações completas. O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de setembro.
Fonte: O Mundo Diplomático.