Com a proximidade da COP30 na capital paraense, os preparativos para o maior evento sobre mudanças climáticas do mundo já estão a todo o vapor. Além das obras de revitalização e melhoria urbana na cidade, outros órgãos já se preparam para atuar na segurança do evento.
No último dia 10 de fevereiro, a Guarnição da Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE) recebeu a visita técnica de uma comitiva da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) e da Diretoria de Administração da Aeronáutica (DIRAD). A inspeção teve como objetivo acompanhar as obras e adequações em andamento para apoiar a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que ocorrerá em novembro de 2025, na capital paraense.
A comitiva foi composta pelo Secretário da SEFA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, pelo Diretor da DIRAD, Brigadeiro Intendente Alex Orçay Reis, e demais autoridades. Após a recepção, o Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, apresentou um resumo detalhado sobre as reformas e construções em andamento, destacando o planejamento orçamentário e o cronograma de execução das obras.
Entre as intervenções em curso estão a ampliação e o reforço estrutural das pistas de táxi e do pátio operacional da Base Aérea de Belém (BABE), além da criação de salas VIP temporárias para a recepção de Chefes de Estado e suas delegações. “Estamos nos estruturando para receber os signatários com maior agilidade, atendendo mais de 80 aeronaves por dia. Todo esse esforço nos deixará um legado de longo prazo para a infraestrutura da Base”, ressaltou o Comandante do I COMAR.
As melhorias também abrangem a reestruturação de unidades habitacionais nos Hotéis de Trânsito e em um conjunto residencial, bem como a instalação de barracas climatizadas e banheiros, garantindo a acomodação de aproximadamente 900 participantes da conferência. “Estamos realizando adequações fundamentais na estrutura do pátio operacional e disponibilizando leitos para atender à demanda do evento”, acrescentou o Major-Brigadeiro do Ar Avellar.
Durante a visita, as autoridades percorreram as áreas das obras, verificando o andamento dos trabalhos e as condições das instalações. O Tenente-Brigadeiro Ary destacou a importância da atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) na COP-30 e reforçou o compromisso da SEFA em garantir a execução do planejamento com êxito. “As obras foram iniciadas em tempo hábil, mas precisamos estar atentos aos desafios pelo caminho. A SEFA está pronta para oferecer todo o suporte necessário.”, afirmou.