O Grupo RBA se destaca na Amazônia como um dos maiores conglomerados empresariais de comunicação multiplataforma da região, alcançando milhões de pessoas, tanto no Brasil, como em outros países por meio do DOL, RBA TV, Diário do Pará, Rádio Clube e Redes Sociais.
Agora, a Rede Brasil Amazônia de Comunicação lança um projeto inovador que visa tornar o Grupo RBA referência local e internacional em conteúdos sobre meio ambiente e sustentabilidade para a cobertura da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que será realizada em Belém em 2025.
Nesta segunda-feira, 10 de setembro, ocorre o lançamento oficial do Projeto RBA na COP 30, que inclui a criação do novo site especializado do DOL, o cop.dol.com.br, além de conteúdos multiplataforma veiculados no Jornal Diário do Pará, na RBATV e na Rádio Clube do Pará, além das redes sociais deste veículos, líderes de audiência na Amazônia.
O presidente em exercício do Grupo RBA, Camilo Centeno, também vê o projeto RBA na COP como uma forma de reforçar o compromisso com o que a própria sigla da empresa representa: a comunicação na Amazônia Brasileira.
“As palavras ‘Brasil’ e ‘Amazônia’ estão em nosso nome e no princípio fundamental da missão e dos valores do Grupo RBA, que é fazer comunicação com qualidade, seriedade e profissionalismo. Por essa razão, selecionamos parte dos nossos experientes profissionais para integrar este projeto que, além de muito inovador, também é fruto de um grande investimento que estamos fazendo, tanto em qualificação e capacitação dos jornalistas do DOL, do Diário do Pará, da RBATV e da Rádio Clube, quanto na ampliação dos nossos horizontes enquanto grupo de empresas de comunicação”, diz Camilo Centeno.
SITE SERÁ REFERÊNCIA
No site cop.dol.com.br, internautas do mundo todo poderão ter livre acesso a estes conteúdos especiais, que terão foco em temas como: Belém do Pará e a Amazônia; desenvolvimento sustentável; bioeconomia; mudanças climáticas; entre outros que farão parte das discussões da COP 30 em 2025.
O site RBA na COP conta com um novo layout — mais moderno, dinâmico e intuitivo — onde estarão disponíveis em breve recursos de tradução do conteúdo em português para o inglês e o espanhol. Para Mauro Neto, coordenador do projeto e editor-executivo do DOL, a principal proposta da iniciativa é alcançar o maior número de pessoas por meio da plataforma.
“Queremos que a plataforma se torne uma das principais ferramentas de referência jornalística no assunto e uma grande vitrine para que o mundo conheça o que há de mais relevante no debate sobre meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento na Amazônia”, explica.
COMPROMISSO COM A AMAZÔNIA
Apesar da COP 30 estar prevista apenas para o final de 2025, Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA, ressalta a importância do projeto RBA na COP já ter iniciado neste mês de setembro de 2023.
“O Grupo RBA demonstra um compromisso notável ao oferecer cobertura completa e exclusiva dos eventos pré-COP 30, juntamente com conteúdo diário e semanal, além de uma variedade de ações relacionadas à COP 30”, afirma.
Para Nilton Lobato, “a ênfase na visibilidade global, impacto social, networking e oportunidades de negócios para os parceiros do Grupo RBA será abrangente, pois pode ajudar a impulsionar o interesse e o envolvimento de todos”.
JORNALISMO INTEGRADO
No digital, no impresso, na TV e nas ondas do rádio: o projeto RBA na COP também foi pensado para aproximar o público de todos os meios de comunicação do Grupo RBA e proporcionar que ele se familiarize com a inédita realização da Conferência do Clima da ONU no Pará e com os motivos pelos quais a Amazônia está no centro das discussões globais sobre mudanças climáticas.
“Desde que Belém foi confirmada como candidata brasileira a sediar a COP 30, começamos a desenvolver o projeto RBA na COP com a meta de fazer a integração entre todos os veículos de jornalismo do Grupo RBA para levar diversos conteúdos especiais e exclusivos sobre o evento e todas as temáticas que ele aborda, assim como trazer informações relevantes sobre a preparação do Pará para receber a conferência em 2025”, destaca Mauro Neto.
Mais de 30 profissionais do Grupo RBA estão empenhados em trazer as melhores informações e produzir conteúdos midiáticos em textos, imagens, áudios e vídeos. O site RBA na COP contará com matérias diárias, divididas em oito categorias: Belém – Pará; Amazônia; COP; Clima; Política Ambiental; ONGs e Povos Tradicionais; Biodiversidade e Ecologia; e Vídeos.
Por Adams Mercês