COP30: 162 países já confirmaram presença na Conferência em Belém

- Publicidade -

O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30, confirmou nesta sexta-feira (10) que ao menos 162 países estarão presentes na Conferência do Clima da ONU, que será realizada em novembro, em Belém (PA). O número ultrapassa o quórum mínimo necessário para que negociações e acordos internacionais sejam formalmente validados durante o encontro.

“O último número que recebemos é de 162 países, acima do necessário para que as negociações sejam válidas. Esperamos ainda mais confirmações. Continuamos reservando quartos com preços acessíveis para aqueles que ainda enfrentam dificuldades”, afirmou o embaixador.

Corrêa do Lago também rebateu críticas sobre uma suposta falta de representatividade de países em desenvolvimento na COP30. Segundo ele, apenas 14 nações procuraram oficialmente o governo brasileiro para relatar dificuldades com hospedagem.
“Acho que estamos bem. Houve uma redução significativa nos preços das acomodações em Belém, e isso não deve comprometer a participação dos países com menos recursos”, disse.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, também destacou o evento como uma oportunidade de cooperação global frente à crise climática. Apesar de reconhecer a baixa adesão de metas atualizadas do clima por parte de vários países, ela demonstrou otimismo.

Atualmente, dos 170 países signatários do Acordo de Paris, apenas 62 apresentaram formalmente suas novas NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas) para os próximos cinco anos. Outros 101 países devem entregar suas metas até a COP, incluindo a União Europeia. Há ainda 24 nações que se comprometeram a enviar os compromissos até o fim do ano. Marina chamou atenção para o papel de grandes emissores como Índia e União Europeia, que ainda não formalizaram seus compromissos climáticos.
“Eles estão sinalizando que preparam NDCs muito sérias. Isso mostra o quanto a ideia das NDCs está funcionando”, avaliou a ministra.

Evento preparatório em Brasília reunirá mais de 50 países

Antes da conferência oficial, será realizada na próxima semana em Brasília a Pré-COP, evento que reunirá mais de 50 países. A iniciativa visa facilitar o diálogo entre as delegações e preparar o terreno para as negociações formais em Belém.
Segundo Maurício Carvalho Lyrio, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, o encontro é uma etapa intermediária nas discussões, sem intenção de fechar acordos formais. “O objetivo não é concluir negociações, mas avançar nos entendimentos em temas-chave. Com apenas 30 dias para a COP, esse é um momento estratégico para fortalecer o processo”, explicou Lyrio.

Delegados e observadores se reúnem nesta segunda e terça-feira
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteúdo Relacionado

DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.