Sabão Sustentável: uma iniciativa ecológica transformadora

- Publicidade -

Em meio à preocupação crescente com a sustentabilidade, uma alternativa inovadora ganha destaque: o sabão sustentável, produzido a partir de óleo de cozinha usado. Solange Reis, compartilha sua experiência com a criação de Sabão artesanal. A matéria-prima para esse sabão é o óleo de fritura de diversas origens, como peixe, batata frita e frango. Solange destaca a importância de coletar esses resíduos em casas e estabelecimentos para transformá-los em barras ou sabão líquido, utilizando um processo complexo.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), um litro de óleo de cozinha usado tem potencial para poluir 25 mil litros de água.

Além de evitar o descarte incorreto, Solange alerta sobre os riscos do óleo usado contaminar rios, entupir esgotos e prejudicar animais dos rios da Amazônia, “Por que quando você descarta o óleo incorretamente no ralo da cozinha, você pode contaminar nossos lençóis freáticos, vai entupir a tubulação da sua própria casa e também externo, e os peixes vão consumir esse óleo e vão esta infectado no final vamos estar consumindo esse peixe” enfatiza ela.,

Para Solange, essa prática vai além da economia pessoal; é uma contribuição ativa para preservar o meio ambiente. Ao adotar essa abordagem sustentável, ela se torna uma peça fundamental na engrenagem da conscientização ecológica, transformando resíduos em uma fonte renovável de limpeza. “Estou a dois anos sem saber o que é comprar sabão no supermercado, porque desde quando eu aprendi, eu produzo meu próprio sabão”, finalizou Solange.

Essa iniciativa surgiu no projeto da Usina da Paz, promovido pelo Governo do Estado do Pará. A Solange aprendeu a reutilizar o óleo de cozinha e realizar compostagem, um processo vital para reduzir o impacto ambiental.

Além de produzir os sabonetes para sua renda própria, Solange também ministra cursos ensinando a população a também ajudar o meio ambiente e produzir sabonetes artesanais, e o óleo poluidor deixa de entupir os ralos de muitas casas. E as famílias ganharam uma nova fonte de renda.

Produção do sabão artesanal

A jornada do sabonete sustentável tem início no recolhimento do óleo, proveniente de doações ou do excedente residencial. Esse precioso insumo, ao invés de se tornar resíduo, ganha uma segunda vida no processo de fabricação.
Em seguida, se inicia o processo de transformação, em que o produto recebe soda cáustica, essências aromáticas, álcool e outros ingredientes até atingir a consistência desejada. Após a produção, um período de descanso mínimo de 12 horas é essencial para que o sabão em barra atinja sua firmeza.

A jornada continua, pois tanto o sabão em barra quanto o líquido demandam de 15 a 20 dias para alcançarem a maturidade ideal antes de estarem prontos para uso. Esse período não apenas assegura a eficácia do produto, mas também destaca o compromisso com a qualidade e a sustentabilidade ao longo de todo o processo de fabricação.

Por Bianca Botelho/Núcleo de Redes do Grupo RBA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteúdo Relacionado

Pará recebe investimento em saneamento para a COP 30

Diário do Pará - Complexo turístico e comercial...

Banco da Amazônia apresenta iniciativas sustentáveis

Cintia Magno De Baku, Azerbaijão – Na conferência do...
DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.