Agenda do clima: eventos sobre mudanças climáticas antecedem a COP 28

- Publicidade -

O ano de 2023 pode ser um dos mais quentes da história, segundo especialistas. Julho terminou sendo o mês com as maiores temperaturas já registradas. Além disso, inúmeros fenômenos relacionados às mudanças climáticas estão cada vez mais graves e afetando a população mundial.

Com isso, países do mundo todo ascenderam o alerta e estão se reunindo para discutir ações para um desenvolvimento mais sustentável e frear o aquecimento global. Na última semana, Nova York, nos Estados Unidos, realizou o Climate Week NYC (Semana do Clima de Nova York, em tradução livre).

O evento contou com a participação de líderes do mundo todo, incluindo o governador do Pará, Helder Barbalho, que defendeu que os países do Norte Global (mais desenvolvidos), financiem a agenda climática de preservação nos países do hemisfério sul, considerados em desenvolvimento.

Além dos eventos que ocorreram até o momento, 2023 também ainda deve ter alguns encontros sobre as mudanças climáticas.

Confira alguns eventos que vão ocorrer até o final de 2023:

No Brasil, entres os dias 4 e 6 de outubro ocorre a Conferência Brasileira de Mudança do Clima, em Natal, no Rio Grande do Norte. O evento visa reunir organizações governamentais e sociais, populações tradicionais e originárias, governos locais, a comunidade científica e o setor privado.

O objetivo é debater sobre a crise climática que o mundo enfrenta, alinhada com as metas do Acordo de Paris e da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil, para propor soluções e chamar a atenção para a causa ambiental. As inscrições para o evento devem ser feitas por meio do site oficial da Ethos, organizadora o encontro.

Conferência Aberta de Ciência

Um dos eventos programados está a Open Science Conference 2023 (Conferencia Aberta de Ciência ). O evento será realizado em Kikali, em Ruanda, no continente Africano, entre os dias 23 e 27 de outubro. O objetivo do encontro é reunir diversos pesquisadores para tratar sobre as questões das mudanças climáticas, para auxiliar países e governos nas tomadas de decisões.

Além disso, o evento terá oficinas híbridas, exposições publicas, fóruns e mesas de debates. Autoridades e representantes de países, militantes da área, cientistas e a sociedade civil em geral devem participar da conferência.

Conferência Brasileira Clima & Carbono 

No próximo dia 26 de outubro, a Aliança Brasil NBS, organização que trata sobre a agenda de créditos de carbono sem fins lucrativos, realiza a Conferência Brasileira Clima & Carbono (CBCC).

O evento será em São Paulo e terá a participação de especialista nacionais e internacionais para discutirem sobre o clima, mercado de carbono e perspectivas para a COP 28, que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes.

Segundo as informações divulgadas, o objetivo do encontro é também discuti as boas praticas, desafios e oportunidades, regularização fundiária na Amazônia, e outros assuntos. Para participar do evento é necessário adquirir um “ingresso”, por meio do site oficial da organização.

COP 28

Todos esses eventos antecedem a principal reunião sobre as mudanças climáticas organizadas pela ONU (Organização das Nações Unidas). Em 2023, a COP 28 (a Conferência das Partes) ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes.

O encontro reúne representares de todos os países-membros da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC). O presidente Lula deve ser uma das autoridades que estarão presentes da reunião. No evento, os líderes irão discutir sobre as ações e matas para diminuir a emissão dos gases do efeito estufa, especialmente o CO2, e alinhar propostas para o desenvolvimento sustentável.

A COP 28 começa no dia 30 de novembro e vai até 12 de dezembro. A expectativa é que esta edição tenha metas mais definidas do que as anteriores.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteúdo Relacionado

DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.