Os debates sobre o meio ambiente e clima estão chamando atenção do mundo todo em 2025, especialmente no Brasil. Por ser um assunto de grande importância, todos devem participar.
Belém será palco, em novembro, da COP 30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025. Com os olhares do mundo voltados ao Brasil, a Igreja Católica tem buscado integrar fiéis ao debate global, incentivando ações de fé e cuidado com a vida diante da crise socioambiental.
Nesse contexto, o Movimento Laudato Si’, inspirado na encíclica do Papa Francisco, abriu inscrições para o Curso de Animadores Laudato Si’, iniciativa que visa preparar lideranças católicas alinhadas às pautas que estarão em destaque durante a conferência.
Ao longo de sete semanas, os participantes receberão formação em temas como ecologia integral, justiça socioambiental, ecoteologia e espiritualidade ecológica. A proposta vai além da teoria: o curso oferece ferramentas práticas para mobilização comunitária e implementação de ações ambientais transformadoras.
“O curso me proporcionou maior conscientização sobre as causas da crise climática e socioambiental. Sinto-me desafiada a viver uma conversão ecológica, ouvir o grito dos pobres e da mãe Terra e agir coletivamente como discípula de Jesus, semeando justiça e paz para as novas gerações”, relatou Rabeca Peres, Animadora Laudato Si’ no Rio Grande do Sul.
A formação é promovida pelo Movimento Laudato Si’ em parceria com o Centro Bíblico Teológico Pastoral para a América Latina e Caribe (CEBITEPAL/CELAM), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência Episcopal Católica em Angola e São Tomé (CEAST).
Inscrições
Os interessados podem se inscrever pelo site vivalaudatosi.thinkific.com. Segundo os organizadores, o curso é uma oportunidade para unir fé, conhecimento e ação concreta diante dos desafios que serão debatidos na COP 30.
Fonte: CNBB