As obras para a COP 30 seguem a todo o vapor na capital paraense e já mudam a dinâmica da cidade. Entre os principais eixos de investimentos, estão o de infraestrutura urbana, mobilidade e saneamento, que ficarão como legados.
Helder Barbalho pontuou a importância dos investimentos, como os parques lineares que irão gerar lazer e turismo para Belém e também falou acerca do transporte público que desenvolve a mobilidade urbana.
“Vamos sair da frota mais antiga entre todas as capitais do Brasil para daqui a quatro meses estarmos com 600 ônibus novos, com Wi-fi, ar-condicionado. Novas avenidas que estão sendo construídas, saneamento, abastecimento de água, macrodrenagem”, disse.
O governador destacou algumas obras que estão sendo realizadas na cidade. “Estamos fazendo 15 obras de macrodrenagem na periferia de Belém, de áreas que alagavam o bairro inteiro. Essas obras permitem pavimentação para a periferia. Portanto, nós temos que fazer com que essas grandes obras possam acontecer.”, destacou.
Os recursos também estão sendo destinados a municípios do interior do Estado, conforme disse o governador. “Neste momento estamos com o maior pacote de investimentos em estradas e hoje mesmo estaremos inaugurando logo mais a terceira ponte em Marabá, com investimento de mais de R$100 milhões que permite com essa obra histórica possa acontecer”, complementou.
Além de infraestrutura, Helder também pontuou investimentos em outras áreas. “Vamos entregar o primeiro hospital público da mulher no dia Internacional da Mulher, em março. Estamos construindo o Hospital Materno-Infantil, em Santarém, Marabá, Altamira e Breves. Portanto, seja na agenda de educação com várias escolas, nas ações de saúde com novos hospitais e policlínicas ou investimentos em segurança pública.”, finaliza.