O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do encerramento do fórum Brasil-Japão durante sua visita ao país asiático. No evento, destacou a importância de parcerias comerciais, mencionando a venda de 20 aeronaves da Embraer ao Japão e investimentos no setor automotivo. Lula defendeu o fortalecimento das relações econômicas e ressaltou a necessidade de um acordo entre Japão e Mercosul.
“O Brasil é um porto seguro para investimentos. Como foi para os japoneses em 1908, queremos ser em 2025, atraindo parcerias, joint ventures e investimentos”, afirmou.
O presidente também abordou temas ambientais e convidou o Japão a participar da COP30, que será realizada em novembro no Brasil.
“Espero que o primeiro-ministro Ishiba esteja na COP30 para conhecer a Amazônia, um território amplamente discutido, mas pouco explorado por muitos”, declarou.
Lula elogiou a iniciativa do Japão de aumentar a mistura de etanol na gasolina para 10% até 2030 e 20% até 2040, reforçando que a descarbonização é essencial para reduzir a dependência de combustíveis fósseis.
A COP30 ocorrerá de 10 a 21 de novembro em Belém, Pará. O evento da Organização das Nações Unidas debaterá as mudanças climáticas pela primeira vez em solo amazônico.