O Aeroporto Internacional de Belém, localizado no bairro Val-de-Cans, está passando por obras de ampliação e reestruturação como parte da Fase 1-B do contrato de concessão. As intervenções têm como foco a preparação do local para a Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, que será realizada na capital paraense em 2025.
Com investimento estimado em R$ 450 milhões, sob responsabilidade da iniciativa privada, o projeto abrange melhorias estruturais, operacionais e de acessibilidade, além da ampliação da capacidade de atendimento ao público.
Estrutura do projeto de modernização
As obras contemplam a ampliação do terminal de passageiros e a criação de novos espaços de embarque e circulação. A área de embarque, por exemplo, será expandida de 1.593 m² para 4.303 m². Também estão previstas a construção de dois mezaninos no saguão principal e a ampliação do primeiro pavimento para 3.380 m².
Entre as novidades, estão uma nova praça de alimentação, modernização do sistema de climatização e iluminação, além de atualizações no abastecimento elétrico. Também haverá melhorias nos sanitários, instalação de novos mobiliários e recursos de comunicação visual voltados à acessibilidade.
Intervenções na área operacional
Na parte externa, as ações incluem a construção de um novo pátio para estacionamento de aeronaves e a instalação de sistemas de auxílio à navegação aérea, como o PAPI (Precision Approach Path Indicator) nas cabeceiras 20 e 24.
Estão previstas ainda a restauração do pavimento do pátio, pistas de taxiamento e pista de pouso e decolagem, além da modernização do balizamento noturno e da sinalização horizontal. A cabeceira 6 receberá melhorias no ALS (Approach Light Systems), sistema que auxilia pousos em condições de baixa visibilidade.
Prazo de execução
As obras tiveram início em 2024 e a previsão é que sejam concluídas até o final de 2025. Além de atender às demandas da COP 30, a infraestrutura será mantida para atender a população local e fomentar o turismo e o transporte aéreo na Região Norte.