Pequenos negócios podem se inscrever gratuitamente no programa voltado para os eixos estratégicos da COP30. As inscrições estão abertas para empreendimentos localizados em Belém, Santarém, Capanema e Paragominas.
Estão abertas as inscrições gratuitas para microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) interessadas em participar do programa Agentes Locais de Inovação (ALI) Produtividade – Primeiro Ciclo. O prazo para inscrição vai até o dia 31 de janeiro de 2025, e as inscrições podem ser realizadas pelo site: sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmaisprodutivo.
O programa é direcionado a empresas dos setores de comércio, indústria (com pelo menos cinco funcionários) e economia criativa. Ele foca nos quatro eixos estratégicos priorizados pelo Sebrae para a COP30, que será realizada em Belém em 2025: Alimentos e Bebidas, Economia Criativa, Mobilidade Urbana e Hospitalidade.
Benefícios e metodologia do programa
De acordo com Lara Rodrigues, analista do Sebrae no Pará, o programa oferece capacitação às empresas participantes, incluindo conhecimento técnico, informações práticas e orientações sobre melhorias em áreas como gestão e finanças. “O ALI realiza um diagnóstico inicial, que é apresentado como um desafio, seguido de soluções personalizadas para implementação”, explicou.
Locais e vagas disponíveis
O programa atenderá empresas das seguintes regiões:
- Belém (Agência Metropolitana)
- Santarém (Agência do Baixo Amazonas)
- Capanema (Agência Caeté)
- Paragominas (Agência Capim)
Segundo Lara Rodrigues, o número de vagas varia conforme a capacidade de atendimento de cada agência. “A Agência Metropolitana terá capacidade para atender pelo menos 250 empresas, enquanto as demais agências comportarão entre 25 e 30 empresas cada, totalizando 350 vagas disponíveis no primeiro ciclo.”
Empresas que não conseguirem vaga no primeiro ciclo poderão registrar seus dados para participar do próximo, com início previsto para julho de 2025 e a mesma quantidade de vagas.
Serviço:
Para participar do programa ALI Produtividade, basta realizar a inscrição gratuita no site: sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/brasilmaisprodutivo.