Crianças comemoram meio ambiente com soltura de animais em Curuçá

- Publicidade -

O Refúgio de Vida Silvestre “Rancho Fundo”, uma Unidade de Conservação da Natureza de 72 hectares, no meio da floresta, foi o cenário da programação municipal da Semana do Meio Ambiente em Curuçá, no nordeste do Pará. Um grupo de 30 crianças da rede municipal de ensino participou da soltura de animais, plantou árvores e ouviu palestras educativas de bombeiros civis e técnicos da Secretaria Municipal de Turismo (Semma), responsável pelo evento.

Durante a visita ao “Rancho Fundo”, os alunos da Escola Municipal Hesketh Conduru ajudaram na soltura simbólica de um sabiá, um macaco sagui, dois jabutis e uma cobra jiboia, todos animais apreendidos pela fiscalização da Semma. Esta semana, o local também recebeu placas de identificação e de orientação sobre regras de uso do lugar.
Criado em 2019, o Refúgio de Vida Silvestre (Revis) integra o primeiro mosaico municipal de Unidades de Conservação da Natureza (UCs) do Pará, junto com o Parque Ambiental Rio Quente (38 hectares) e a Área de Proteção Ambiental Membeca/Valério (250 hectares), conforme mapa apresentado aos estudantes.


Na época da criação das UCs de Curuçá, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), que oferece apoio a esse tipo de iniciativa, realizou estudos técnicos biológicos, físicos, socioeconômicos-culturais e fundiários das áreas, e identificou espécies ameaçadas de extinção e que ainda podem ser preservadas. No entorno dessas duas unidades de proteção integral estão as comunidades Membeca e Valério, que se mostram interessadas em proteger essas áreas, segundo consulta pública.
O Mosaico de Unidades de Conservação de Curuçá, criado pelo Decreto n° 082, de 12 de dezembro de 2019, ainda aguarda a elaboração do Plano instituição do seu Conselho Gestor.

Curuçá, uma das cidades que fazem parte do maior corredor de manguezais do mundo, também abriga a Reserva Extrativista Mãe Grande, com cerca de 370 Km², quase a metade da área total do município.
O evento desta segunda-feira teve a participação da Guarda Municipal, da Secretaria de Obras, do Departamento de Comunicação e da Secretaria de Educação do Município.

- Publicidade -
spot_img

Conteúdo Relacionado

Modelo de concessão pretende recuperar floresta em Altamira

Recuperar a floresta amazônica é possível. Para isso, basta...

Sustentabilidade: associadas reafirmam compromisso

O Dia da Amazônia é sempre uma oportunidade de...

COP 30: Obras do Terminal para cruzeiros passam por inspeção

Uma comitiva da Secretaria Extraordinária para a COP 30,...
DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.