Seminário debate participação social na COP 30

- Publicidade -

Nesta quarta-feira (27), a Secretaria-Geral da Presidência da República realiza o seminário “COP 30: Espaços de Participação Social”, com o objetivo de esclarecer como a sociedade civil poderá atuar na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), marcada para o mês de novembro em Belém. A expectativa em torno do papel dos movimentos sociais no evento cresce dentro e fora do país. O seminário é transmitido ao vivo pelo canal oficial da SGPR no YouTube.

A programação conta com a presença do ministro Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência), da ministra Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e de Luciana Abade, coordenadora-geral de Mobilização da COP-30. Na abertura, será apresentada uma nova ferramenta digital: o “Celeiro de Soluções da Sociedade Civil”, parte da plataforma Brasil Participativo, voltada para reunir experiências, atividades e tecnologias sociais de organizações, ONGs e movimentos populares alinhadas à agenda da COP.

A iniciativa busca garantir uma presença qualificada, diversa e efetiva da sociedade civil nos espaços oficiais da conferência. O seminário também vai detalhar a estrutura prevista para a conferência em Belém, incluindo os chamados Pavilhões Brasil — nas zonas Azul (área oficial da ONU) e Verde (área de participação ampliada). Serão abordados ainda o processo de credenciamento, a agenda de ação da COP-30 e mecanismos como o Fórum Interconselhos e o programa Vozes da Amazônia.

O ministro Márcio Macêdo destacou a importância da participação ativa dos povos da região amazônica no debate global sobre o clima. “Agora, será a primeira COP em que é a Amazônia que terá espaço para falar e mostrar sua realidade ao mundo inteiro. É uma visão política muito relevante. Essa COP, presidida pelo Brasil, terá as pessoas no centro. Uma grande mudança de abordagem”, afirmou.

Segundo Kelli Mafort, secretária-executiva da SGPR, a sociedade civil é essencial para a construção de políticas públicas e internacionais. “A sociedade civil desempenha um papel estratégico na construção de políticas públicas e de políticas internacionais por sua capacidade de atuar junto às camadas mais vulneráveis da população”, disse. Ela ainda ressaltou a capacidade de resposta rápida e inovação das organizações sociais diante dos desafios contemporâneos.

Programação do seminário:

  • 14h – 15h30 — Mesa de abertura
  • 15h30 – 17h — Espaços de participação da sociedade civil
  • 17h – 18h — Sessão de perguntas e respostas

A transmissão pode ser acompanhada pelo canal da Secretaria-Geral da Presidência no YouTube, aberta ao público interessado em acompanhar e contribuir com os preparativos da COP-30.

Texto: Júlia Marques com informações do portal AL1.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteúdo Relacionado

DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.