COP30: Exposição “Um Norte em Nós” destaca Amazônia na ArtRio

- Publicidade -

Com o objetivo de dar visibilidade à arte da Amazônia e ampliar o debate sobre questões cruciais para a região, a 15ª edição da ArtRio, uma das mais importantes feiras de arte da América Latina, vai receber a exposição “Um Norte em Nós”, entres os dias 10 e 14 de setembro de 2025. Realizada pelo Instituto Cultural Vale, em parceria com a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, a mostra leva para o Rio de Janeiro um recorte do que é viver no Norte do Brasil, ao explorar temas como identidade, preservação ambiental, ancestralidade e as desigualdades enfrentadas pelas populações da Amazônia.

A exposição será um marco importante para os artistas paraenses, que terão as obras representadas em diferentes linguagens, como pintura, fotografia e videoarte, e refletem sobre o cotidiano da região. Henrique Montagne, curador da mostra, destaca a relevância da iniciativa, especialmente em um momento de crescente atenção global para a Amazônia.

Obra da artista plástica Barbara Savannah que estará no ArtRio. (Divulgação)

“É fundamental que as narrativas sobre a Amazônia sejam contadas por aqueles que vivem e respiram sua realidade, e não por olhares externos”, afirma Montagne, ao enfatizar a importância da representatividade amazônica.

Gabriela Sobral Feitosa, coordenadora da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, ressalta que a participação na ArtRio coloca os artistas da região no cenário global, permitindo que as histórias deles e a rica diversidade da Amazônia sejam compartilhadas com o mundo. “Esta exposição é uma oportunidade para mostrar que a Amazônia não é mais um território isolado, mas uma região viva e conectada com o restante do Brasil e do planeta”, afirma Feitosa.

A Vale, patrocinadora master da ArtRio e maior apoiadora privada da cultura no Brasil, segue com a estratégia de democratizar o acesso à arte e apoiar manifestações culturais diversas. Hugo Barreto, presidente do Instituto Cultural Vale, explica que levar a exposição “Um Norte em Nós” à ArtRio é uma forma de promover o diálogo entre as diferentes regiões do Brasil, além de fortalecer o protagonismo das vozes amazônicas no cenário artístico nacional e internacional. “A arte tem o poder de conectar e transformar, e a exposição oferece uma plataforma importante para a Amazônia ser ouvida”, conclui Barreto.

A ArtRio 2025 reunirá mais de 80 galerias no Rio de Janeiro e é um dos maiores eventos para o mercado de arte da América Latina. A edição deste ano também marcará a estreia da Semana de Arte e Cultura do Rio de Janeiro, um evento que, em parceria com a Prefeitura, levará arte e cultura para diferentes pontos da cidade e promoverá uma imersão cultural completa.

Com o foco na preservação ambiental e no fortalecimento das culturas locais, a exposição “Um Norte em Nós” se torna um convite à reflexão sobre o papel vital da Amazônia no futuro do planeta, ao reforçar a importância de garantir que as narrativas da região sejam contadas de dentro para fora.

Serviço

ArtRio 2025

  • Data: 11 a 14 de setembro (quinta-feira a domingo), com preview no dia 10 de setembro
  • Horário: 10 de setembro (14h às 20h); 11 e 12 de setembro (13h às 20h); 13 e 14 de setembro (14h às 20h)
  • Local: Marina da Glória, Av. Infante Dom Henrique, s/nº – Glória
  • Ingressos: Disponíveis no site GoDream
  • Instagram: @artrio_art
  • Facebook: @feiraartrio
  • Site oficial: www.artrio.com

Texto: Júlia Marques com informações da assessoria de imprensa.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteúdo Relacionado

DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.