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Luiz Flávio | Diário do Pará – A infraestrutura da capital se modifica a olhos vistos para receber em novembro próximo a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Belém está passando por uma transformação intensa em preparação para o maior evento climático do planeta. Obras de infraestrutura e a mobilidade urbana transformam a cena cotidiana da cidade.

Estão em execução atualmente mais de 30 obras estruturantes nos eixos de desenvolvimento urbano, mobilidade e macrodrenagem com saneamento no âmbito do Governo do Pará. O orçamento do Estado para essas obras em 2024 e 2025 somam R$ 4,5 bilhões, com recursos do Tesouro do Estado, de Itaipu Binacional, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal.

MACRODRENAGEM

As obras incluem a macrodrenagem e o saneamento das bacias do Tucunduba, Una, Murutucu e Tamandaré, abrangendo intervenções em 13 canais estratégicos, beneficiando mais de 500 mil pessoas com a valorização imobiliária, dignidade e qualidade de vida. Os canais da Timbó e Cipriano Santos e a primeira etapa do canal Gentil já foram entregues à população, proporcionando melhorias no escoamento de águas pluviais e na mobilidade urbana.

NOVA DOCA E A NOVA TAMANDARÉ

A Nova Doca e a Nova Tamandaré já estão com mais de 85% das obras concluídas. A modernização dessas vias contempla a recuperação dos canais e de seus leitos, além da criação de Parques Lineares, que se transformarão em espaços de lazer e convivência nos bairros do Reduto e Cidade Velha.

A Nova Doca – uma parceria do Governo do Pará com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional – envolve 1,2 quilômetro de canal, com drenagem, urbanização e construção de passarelas, além da substituição das comportas para controle da maré, a fim de evitar inundações.

A Nova Tamandaré é uma das intervenções estruturantes que compõem o legado da COP 30. O projeto integra o canal à cidade, promovendo mobilidade, lazer e qualificação urbana em uma das regiões mais tradicionais de Belém, resgatando a importância da Avenida Tamandaré para a população. As obras são executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com financiamento do BNDES e apoio do Governo Federal.

VER-O-PESO

Em novembro de 2024, o Governo do Pará iniciou a intervenção sanitária no Ver-o-Peso, com 70% das obras concluídas, o maior complexo de feira a céu aberto da América Latina. O sistema de saneamento terá mais de 4 quilômetros de rede de esgotamento sanitário para coleta e tratamento adequado dos esgotos sanitários dos imóveis e comércios da região. A obra representa melhoria da qualidade de vida da população que mora e trabalha no mais conhecido cenário de Belém.

PARQUE DA CIDADE E PORTO FUTURO II

Dois grandes projetos urbanísticos em andamento estão com cerca de 90% das obras concluídas: o Parque da Cidade, que vai sediar a COP30, e o Porto Futuro II, um complexo de lazer e gastronomia.

Num espaço com 500 mil m² de um antigo aeroporto, o Parque da Cidade é uma das maiores intervenções urbanas dos últimos anos. No último dia 27 de junho o Governo do Pará realizou a entrega da área de lazer do espaço que contém quadras esportivas, ginásio coberto, playground, academia ao ar livre, skatepark, pistas de corrida, ciclovias e a ampliação de área verde com 2.500 árvores plantadas e transplantadas.

Até a COP 30, serão entregues o Centro de Economia Criativa e o Centro Gastronômico, mais área de lazer, áreas verdes preservadas, lago, estação de tratamento de esgoto e equipamentos de sustentabilidade como placas fotovoltaicas e sistema de reutilização de água. O local receberá a COP 30, em novembro de 2025.

Cinco galpões cedidos pela Companhia Docas do Pará (CDP) ao governo do Estado estão sendo recuperados e vão se transformar em um novo ponto turístico da cidade, onde estarão o Museu das Amazônias, o Parque de Inovação e Bioeconomia e a Caixa Cultural. Será um espaço para valorização da cultura popular, do patrimônio imaterial, da história amazônica, das experiências gastronômicas e também da biodiversidade do Pará.

MOBILIDADE

Estão em andamento obras de mobilidade, com destaque para a finalização do BRT Metropolitano, com 85% dos projetos concluídos. Além de requalificar e modernizar a BR-316 até Marituba, cinco viadutos compõem a nova malha rodoviária da região. Quatro deles já foram entregues.

Outras obras de mobilidade incluem a reestruturação de oito vias, como as avenidas Duque de Caxias, Visconde de Souza Franco e Tamandaré, que estão com 56% das obras concluídas, facilitando a mobilidade urbana e reduzindo os congestionamentos na cidade. O Programa Asfalto COP 30 já pavimentou mais de 150 ruas prioritárias e periféricas.

O Terminal Hidroviário Internacional de Belém, atualmente com 50% das obras concluídas, será usado para receber embarcações menores para hospedagem durante à COP 30. Após o evento será um importante eixo de turismo para a capital paraense e para a Amazônia.

O Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci é uma obra estratégica para impulsionar a mobilidade e o turismo no distrito de Icoaraci, em Belém. O terminal será destinado no atendimento aos passageiros que moram nas ilhas próximas ao distrito, como a ilha de Cotijuba, que dependem das rotas fluviais para se deslocar para o trabalho ou para casa.

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