Estudantes estaduais de Marituba criam jogo inclusivo inspirado na COP 30

- Publicidade -

Agรชncia Parรก – Atentos aos debates climรกticos e engajados com a Educaรงรฃo Ambiental e tecnologia, estudantes da Escola Estadual de Ensino Mรฉdio Santa Tereza D’รvila, em Marituba, na Regiรฃo Metropolitana de Belรฉm (RMB), criaram o jogo โ€œTrilha Maker: COP 30โ€ que une sustentabilidade, educaรงรฃo, tecnologia, inclusรฃo, cultura e diversรฃo.

Com um dado digital, jogo da memรณria – construรญdos com conhecimentos de Robรณtica Educacional – e o labirinto elรฉtrico, o jogo faz referรชncia ร  30ยช Conferรชncia das Naรงรตes Unidas sobre Mudanรงa do Clima (COP 30), que serรก realizada na capital paraense em novembro de 2025, e traz um resgate aos pontos turรญsticos de Belรฉm, alรฉm de conhecimentos sobre os 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentรกvel).ย ย Para a estudante da 1ยช sรฉrie do Ensino Mรฉdio, Maria Luyza Rocha, uma das idealizadoras do projeto, a iniciativa รฉ importante para quem produziu e para quem vai utilizar. “Eu achei bem interessante desenvolver o projeto tendo em vista a importรขncia dele, pois, enquanto os alunos estรฃo brincando, estรฃo aprendendo tambรฉm. Logo, a importรขncia desse tipo de desenvoltura aos alunos dentro da escola รฉ bem significativa pelo fato de que estimulamos a coordenaรงรฃo motora e o raciocรญnio lรณgico, alรฉm de aprendermos sobre as tรฉcnicas de desenvolvimento de tecnologias e sustentabilidadeโ€, disse.

Desenvolvido dentro do clube interdisciplinar da escola, o jogo estimula a coordenaรงรฃo motora, raciocรญnio lรณgico, memรณria visual e auditiva por meio de desafios. “Achei o jogo interessante e divertido, principalmente por ser um jogo inclusivo e dinรขmico. Pode ser muito importante seu uso na sala do AEE pois ele prende atenรงรฃo e estimula audiรงรฃo, visรฃo e coordenaรงรฃo motoraโ€, comentou o estudante da 1ยช sรฉrie do Ensino Mรฉdio, Jair Barbosa, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Responsรกvel pelo projeto, o professor de Matemรกtica e Fรญsica da escola reforรงa a importรขncia da escola em estimular e construir projetos como este. โ€œร‰ fundamental estimular o desenvolvimento e habilidades dos alunos e esse projeto trabalha a cultura, sustentabilidade, tecnologia e inclusรฃo, salientando que isso pode e deve caminhar junto para a construรงรฃo de conhecimento. Os estudantes tรชm o prazer de construir algo para utilizaรงรฃo na escola, um produto educacional real e funcional, alรฉm disso eles estรฃo na expectativa de expor esses trabalhos em feiras de tecnologia e educaรงรฃo e quem sabe na COP 30โ€, frisou Charles Ruan.

Alรฉm da estudante Maria Luyza Rocha, fazem parte do desenvolvimento do projeto: Clarisse Veras, Kesia Damasceno, Deiziane Sousa e Matheus Neves. Todos da 1ยช sรฉrie do Ensino Mรฉdio da Escola Estadual de Ensino Mรฉdio Santa Tereza D’รvila, em Marituba.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Conteรบdo Relacionado

Relatรณrio do Clima acusa pessimismo a menos de 20 dias da COP30

Relatรณrio anual abrangente sobre aรงรตes climรกticas mostra um planeta...

Cooperativas paraenses ganham destaque internacional e levarรฃo projetos sustentรกveis ร  COP30

A Amazรดnia serรก protagonista na 30ยช Conferรชncia das Naรงรตes...

Indรบstria automotiva brasileira vai destacar biocombustรญveis na COP 30

Com o avanรงo global das discussรตes sobre sustentabilidade e...
DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notรญcias, reportagens especiais e informaรงรตes sobre a COP 30, maior evento climรกtico do mundo, que serรก realizado em Belรฉm, em 2025, alรฉm de temas relacionados, como Amazรดnia, mudanรงas climรกticas e desenvolvimento sustentรกvel.