A Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, proibiu o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas urbanas e rurais do município no período de 7 de novembro a 07 de janeiro de 2024. A medida está prevista na portaria n º 0058/2023, publicada nesta quinta-feira (9), no Diário Oficial dos Municípios, pelo secretário municipal de Meio Ambiente, João Paiva.
Nos últimos 30 dias, os focos de queimadas aumentaram substancialmente, principalmente na zona rural do município, segundo a Semma, que tem adotado medidas de monitoramento e enfrentamento das queimadas em Santarém.
Em Oriximiná, na região da Calha Norte do rio Amazonas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente também proibiuo emprego de fogo em áreas rurais do território do município, pelo prazo de 60 dias.
O objetivo da medida é minimizar os efeitos adversos das queimadas e dos incêndios florestais, que causam danos irreparáveis ao meio ambiente, além de oferecer riscos à saúde da população em virtude da fumaça das queimadas que se acentua neste período.
Veja o conteúdo completo em nosso site parceiro OEstadoNet.