A capital paraense sediará no mês de novembro deste ano, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), um dos mais importantes e maiores eventos sobre meio ambiente e sustentabilidade do mundo, onde várias autoridades estarão reunidas.
Para fazer parte desse momento, o governo brasileiro oficializou neste domingo (18) o convite ao Papa Leão XIV para participar da COP-30, em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro, pois ele já se manifestou de forma pública em favor das causas da preservação do meio ambiente.
A entrega do convite foi feita pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, durante visita ao Vaticano, onde participou da missa inaugural do novo pontificado. A mensagem, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, convida o Pontífice a visitar o Brasil e integrar as discussões sobre o futuro climático do planeta.
“Trouxe o convite do presidente Lula para o Papa Leão XIV visitar o Brasil, especialmente na COP-30, em novembro, em Belém. E, principalmente, manifestar a esperança que representa o novo pontificado ao semear a paz”, declarou Alckmin em vídeo publicado nas redes sociais da Vice-Presidência.
A comitiva brasileira no Vaticano também contou com a presença da segunda-dama, Lu Alckmin, e do embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Everton Vargas.
A COP-30 reunirá líderes mundiais, representantes de governos, cientistas e ambientalistas em um dos eventos mais importantes do calendário internacional para discutir ações de combate às mudanças climáticas. Esta será a primeira vez que a conferência acontecerá na região amazônica.
Com informações de Tupi FM Brasil