Helder garante internet para todas as escolas estaduais do Pará

- Publicidade -

Governo do Pará segue com o trabalho focado para que a Educação no Estado avance com mais qualidade em todos os municípios e, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), mais um passo foi dado rumo a esse objetivo. Ontem, 10, o governador Helder Barbalho anunciou o programa “Kit Bora Estudar”, um investimento inicial de R$ 340.725.000 em antenas Starlink de internet via satélite para todas as escolas da rede estadual de ensino. Ao todo, serão 1.650 antenas instaladas, além da garantia de manutenção e suporte técnico constantes nas 898 escolas da rede pública de ensino.

”O problema era como fazer com que cada escola do Estado do Pará pudesse ser um ponto de conexão e nós pudéssemos fazer com que o acesso, através da internet a este conteúdo, pudesse efetivamente acontecer e, no dia de hoje, nós alcançamos a marca de 100% das escolas do Pará conectadas à internet, por meio de um contrato que o Estado faz com a Starlink, que permitirá que cada escola possa ter uma antena da Starlink e com isso nós possamos estar com cobertura 100%”, destaca o governador.

“Quero fazer aqui um registro de agradecimento ao Tribunal de Contas dos Municípios e também ao Tribunal de Contas do Estado, que promoveram um importante diagnóstico, apresentando o quanto precisávamos avançar neste sentido e hoje, estamos aqui para entregar esta política pública, garantindo que todas as escolas possam estar com conectividade, e claro, quando você conecta uma escola com a internet, você está permitindo que essa comunidade também tenha acesso à internet e consequentemente possa estar conectada à rede mundial de comunicação”, destacou Helder Barbalho.

Com internet de qualidade em alta velocidade, a primeira fase do programa “Kit Bora Estudar” contém antena Starlink e garante a manutenção e suporte contínuos para as escolas. Nesta primeira etapa, 894 antenas serão instaladas nas escolas prioritárias. Já na segunda etapa, 756 antenas serão instaladas nas demais escolas estaduais. O equipamento garante velocidade de 200mbs para o desenvolvimento de atividades pedagógicas e para apoiar estudantes e equipes escolares.

Conforme o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares, este é um momento histórico para a Educação. “Nós, professores, profissionais da Educação, temos que lembrar que nós já não vivemos mais sem a tecnologia e nós precisamos utilizar a tecnologia dentro da sala de aula. Se essa galerinha que está chegando já vem mais conectada, nós temos que nos formar. E aqui vai ter evento de formação muito forte para a gente apoiar”, destacou.

OPORTUNIDADE

Para o estudante Arthur Sampaio, que cursa a 3ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Dom Calábria, no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB), o “Kit Bora Estudar” vai mudar a rotina dentro da sala de aula, dando mais oportunidades de aprendizado.

“A expectativa está muito alta e boa para receber esse kit porque com o acesso à internet, muitos alunos que não têm internet em casa, não têm esse acesso em casa, vão poder acessar sites, vão poder ler ebooks on-line”, comentou.

Na Seduc, o Centro de Mídias da Educação Paraense (CEMEPA) é responsável pela oferta da educação regular presencial mediada por tecnologia, que é uma alternativa para atender estudantes que vivem em regiões remotas do estado e garantir que ninguém fique para trás.

Centro

Na segunda-feira (10), o Governo do Estado e a Seduc potencializaram o alcance e atuação do CEMEPA ao anunciar o envio de kits para mais de 180 novas salas, para levar o Ensino Médio para 180 novas localidades. Nas salas de aula, são instalados equipamentos como televisão, microfone, webcam, nobreak, notebook e armário, garantidos com o investimento do programa Kit Bora Estudar. Com o investimento, o CEMEPA mais do que dobra o número de localidades e de estudantes atendidos, passando a alcançar e beneficiar 314 localidades e 11,6 mil estudantes.

No município de Inhangapi, na Região de Integração do Guamá, os estudantes das turmas do Centro de Mídias da Educação Paraense da localidade Gleba Pernambuco, já receberam o Kit Bora Estudar e contam como a iniciativa tem melhorado e transformado a maneira de estudar. “Tem sido uma experiência ótima, eu aprendo bastante no dia a dia nos estudos. O kit chegou lá na escola e está ajudando muito, mudando nossa rotina de aprendizado. Por exemplo, quando ficamos em dívida, agora podemos pesquisar. A qualidade da internet é ótima, não trava, é ótimo”, avaliou a estudante Melissa Pantoja, da 2ª série do Ensino Médio da turma do Centro de Mídias da localidade Gleba Pernambuco

- Publicidade -
spot_imgspot_img
DOL
DOLhttps://dol.com.br/?d=1
Site especializado do portal DOL com notícias, reportagens especiais e informações sobre a COP 30, maior evento climático do mundo, que será realizado em Belém, em 2025, além de temas relacionados, como Amazônia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.